SAÚDE

SISTEMA EM COLAPSO: Em MT, 59 pacientes com Covid aguardam vaga na UTI; 45 entram na Justiça

Publicado em

Com o colapso no sistema estadual de saúde, ao menos 59 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus disputam um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Mato Grosso. Com isso, em cinco dias o Tribunal de Justiça recebeu 45 pedidos de liminar de pessoas que estão na fila por uma vaga nos hospitais públicos.

Além disso, faltam medicamentos, suprimentos e profissionais da área médica para atender a demanda de infectados, que sobe drasticamente a cada dia.

Desesperada, Juceline Basto da Silva, tenta uma vaga para o pai de 64 anos, que está internado e faz parte do grupo de risco. “É um pedido de socorro para todos que puderem nos ajudar, precisamos conseguir essa UTI para o meu pai”, apelou.

Leia Também:  SUPERAÇÃO:Idosa de 102 vence a Covid em MT

Em junho, Mato Grosso se tornou o epicentro da pandemia na região Centro-Oeste. Até agora, já são 15.328 casos confirmados e 590 vidas perdidas para a doença. Entre os óbitos, estão vítimas que não conseguiram atendimento nas unidades de saúde.

O médico Cesar Androlage enfatizou a situação caótica. “É desesperador querer fazer algo e não poder. Se você salva uma vida, tem três, quatro, pacientes na fila para você admitir”, lamenta.

Neste semana, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que conta com 20 respiradores instalados no Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), no entanto, aguarda a chegada de bombas de infusão, que tenta adquirir há quase um mês para abertura de novos leitos.

Em Várzea Grande, o Governo do Estado confirmou a abertura de 30 novos leitos no Hospital Metropolitano até quinta-feira (2).

 

texto: folha max

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA