SAÚDE

URGENTE: Distrito Federal registra 1º caso de transmissão local do coronavírus, diz Ministério da Saúde

Publicado em

O Ministério da Saúde (MS) confirmou, nesta terça-feira (17), o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus no Distrito Federal. Nesses casos, o paciente não viajou para nenhum país com registro da doença, mas teve contato com outra pessoa infectada, que trouxe o vírus de fora do país.

Segundo a pasta, há ainda outros seis casos em que a cadeia de transmissão ainda está sendo investigada. Ou seja, a Secretaria de Saúde do DF analisa se é possível determinar a trajetória de infecção do vírus.

O boletim divulgado pelo ministério afirma que, que subiu para 21 o número de casos confirmados do novo coronavírus no DF. Segundo a pasta, há ainda 253 suspeitas e 96 foram descartadas.

O número representa aumento em relação aos dados divulgados na segunda (16). O MS tinha falado, até então, em 13 ocorrências. Já a Secretaria de Saúde do DF contabilizava 19 casos. As estatísticas desta terça ainda não haviam sido divulgadas pelo governo local.

Leia Também:  Urgente BR 163 faz mas uma vitíma morador do norte de Mato Grosso

De acordo com o levantamento do ministério, o Distrito Federal é a terceira unidade da federação com maior número de casos confirmados da Covid-19, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A pandemia do novo coronavírus desencadeou uma série de mudanças na capital. Na segunda-feira, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, pediu demissão. Ele foi substituído pelo diretor do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), Francisco Araújo.

A troca na pasta ocorreu no mesmo dia em que houve uma confusão na divulgação de casos da doença. Em coletiva, o Ministério da Saúde disse que existiam cinco casos de transmissão comunitária na capital – quando não possível identificar a trajetória da infecção.

Minutos depois, Osnei Okumoto foi até a coletiva e negou a informação, alegando que todos os casos da capital são importados. Segundo ele, houve um erro na transmissão das informações ao ministério.

A Câmara Legislativa também aprovou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de itens como álcool em gel e máscaras hospitalares. A Casa permitiu ainda home office a servidores e mudou o horário de funcionamento.

Anúncio

TEXTO: G1 DF

Leia Também:  CORONAVÍRUS: Bebê de 9 meses morre com suspeita de Covid-19; Sorriso tem 3 óbitos em investigação

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA