TECNOLOGIA

Capitais do Norte receberão 5G ainda neste mês

Publicado em

6 capitais brasileiras receberão o 5G
Emerson Alecrim
6 capitais brasileiras receberão o 5G

As capitais da região Norte do Brasil Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá poderão ter o tão esperado  5G puro (chamado de standalone) a partir do próximo dia 6 de outubro, na quinta-feira. A informação foi antecipada pelo GLOBO.

Com isso, todas as capitais do país estarão cobertas com a nova tecnologia. A informação é de Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede, que faz coletiva de imprensa virtual nesta terça-feira (4).

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

De acordo com dados da Anatel, há hoje no Brasil 67 aparelhos homologados com o 5G standalone (puro). Porém, apesar de estarem homologados, nem todo os celulares foram lançados.

Pelas regras, o prazo para todas as capitais estarem com a rede implantada acabava originalmente em julho, mas foi sendo postergada por conta de problemas logísticos envolvendo o lockdown na China e a guerra na Ucrânia. Pelo cronograma atual, todas as capitais deveriam estar com as redes implantadas até o fim de outubro e ligadas até o fim de novembro.

Leia Também:  Crédito deve crescer 7,6% neste ano, prevê Banco Central

Nas capitais da região Norte do país, a exigência mínima é que as três teles (Vivo, Claro e TIM) instalem 195 antenas 5G standalone até o fim de novembro, lembrou Moises.

Segundo dados da Anatel, até o momento as três teles já ativaram em todas as capitais 5.275 estações 5G puro, o que representa cerca de 5% das 93 mil antenas de todas as tecnologias já instaladas no Brasil.

“A exigência mínima era de 2.528 estações para as capitais, mas estamos bem acima disso. O 5G está disponível para 24% da população, com potencial de atender a 50 milhões de habitantes”, disse Vinícius Karam, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel.


Anúncio

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA