CIDADES

VEJA O VÍDEO: professor de jiu-jítsu é acusado de agredir adolescente com TEA em Manaus e apresenta sua versão

Publicado em

Um vídeo envolvendo o professor de jiu-jítsu Ângelo Carioca e um adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) provocou repercussão nas redes sociais nesta quarta-feira (29), em Manaus.

O episódio teria ocorrido no Conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste da capital amazonense. A data exata da confusão ainda não foi informada.

Nas imagens divulgadas, Ângelo aparece discutindo com o adolescente em uma área residencial e, em determinado momento, utiliza força física contra o jovem.

A gravação gerou críticas nas redes sociais e cobranças para que as circunstâncias sejam apuradas pelas autoridades.

Por se tratar de um adolescente, a identidade do jovem deve ser preservada.

Professor diz que interveio por causa de cachorro

Após a repercussão, Ângelo Carioca publicou um vídeo apresentando sua versão sobre o episódio.

Segundo ele, a discussão teria começado depois que percebeu o adolescente supostamente agredindo um cachorro.

Ângelo afirmou que chamou a atenção do jovem e que, a partir daí, teria sido alvo de ofensas e ameaças.

Segundo o professor, o adolescente teria dito que faria algo contra o animal depois que ele deixasse o local.

“Eu agi por emoção, para defender um animal indefeso. Aquilo mexeu com a minha emoção”, declarou.

Leia Também:  CENA POLÊMICA: Menino de 10 anos é pego furtando bicicleta e recebe “corretivo”, veja o video

A versão de que o cachorro estaria sendo vítima de maus-tratos, no entanto, não foi confirmada por autoridades ou por fontes independentes consultadas até o momento.

Professor afirma que adolescente o atingiu primeiro

Ângelo também alegou que o vídeo divulgado nas redes sociais foi editado e não mostra toda a sequência da discussão.

Segundo sua versão, o contato físico registrado nas imagens aconteceu depois que o adolescente teria atingido seu rosto.

O professor afirmou que não tinha intenção de machucar o jovem.

“Eu não queria agredir ele. Se eu quisesse fazer isso, ele não ia ficar nem em pé”, afirmou durante o pronunciamento.

Apesar da justificativa apresentada, Ângelo reconheceu que poderia ter conduzido a situação de outra maneira e pediu desculpas pela forma como agiu.

Disse que não sabia sobre diagnóstico de TEA

Durante o pronunciamento, o professor também afirmou que desconhecia o diagnóstico de autismo do adolescente.

Ele alegou que o jovem não utilizava qualquer identificação relacionada à condição naquele momento e chegou a questionar publicamente a existência de laudo médico.

A existência ou não de diagnóstico, porém, não pode ser determinada por aparência, comportamento ou pelo uso de alguma identificação visível.

Leia Também:  Urgente: Acidente envolvendo 3 veículos deixa uma vítima fatal na BR-163 próximo a Lucas

Ângelo afirmou ainda que trabalha com crianças e que já teve alunos com necessidades específicas.

Ângelo tem trajetória no jiu-jítsu de Manaus

Ângelo Carioca possui atuação antiga na modalidade no Amazonas.

Ele e o irmão Cristiano são apontados como fundadores da Carioca Team. Em julho de 2017, os dois participaram da inauguração de uma academia da equipe no próprio Conjunto Ajuricaba, em Manaus.

Registros anteriores também ligam atletas treinados por Ângelo a eventos esportivos realizados na capital amazonense.

Caso ainda precisa ser esclarecido

Até a última atualização, não havia confirmação pública de prisão ou de abertura formal de procedimento criminal especificamente relacionado a essa ocorrência.

Para esclarecer a dinâmica, as autoridades poderão analisar a gravação completa, ouvir o adolescente, familiares, o professor e testemunhas que presenciaram a discussão.

A eventual denúncia de maus-tratos contra o cachorro também poderá ser investigada de forma independente.

O vídeo que circula nas redes mostra apenas parte da ocorrência e, sozinho, não permite estabelecer tudo o que aconteceu antes ou depois da confusão.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA