GERAL
Em 3 anos, Anvisa recebe mais de 1,1 mil denúncias
Publicado em
27 de outubro de 2022 - 15:40por
Da RedaçãoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instaurou 1.127 dossiês de investigação, decorrentes de denúncias relacionadas a cosméticos e produtos de limpeza (saneantes), entre 2019 e agosto deste ano. As denúncias mais recorrentes e as principais irregularidades detectadas em meio às inspeções foram detalhadas hoje (27) durante seminário virtual promovido pela agência.
Segundo a coordenadora de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Cosméticos e Saneantes (Coisic), Renata Patrícia de Abreu, dos mais de 1,1 mil dossiês de investigação instaurados, 751 estavam relacionados a cosméticos e 376 a saneantes.
Em 2019 foram 147 denúncias, número que aumentou para 222 em 2020, e para 217 em 2021. Nos 8 primeiros meses de 2022 já foram registradas 165 denúncias. “A gente entende que esse aumento em 2020 e 2021 é um reflexo da pandemia”, disse.
A Anvisa avaliou diversos tipos de denúncias. Entre elas, casos de descumprimento de boas práticas de fabricação; empresas que funcionariam sem Autorização de Funcionamento (AFE); casos de desvio de qualidade e de falsificação; suspeitas de uso de fórmulas diferentes; rótulos que apresentam indicação diferente daquela que consta no registro; produtos sem registro; e propaganda irregular indicando suposta finalidade terapêutica para produtos considerados cosméticos,
Denúncias
“No caso dos cosméticos, o maior número de denúncias abrange produtos sem registro, com 244 casos”, disse Renata Patrícia. Na sequência estão empresas sem autorização de funcionamento, com 201 denúncias e propaganda irregular, 58.
Já no caso de saneantes, que são produtos usados em limpeza de ambientes, como detergentes, ceras, água sanitária, inseticidas e desinfetantes, foram 97 denúncias em 2019; 127 em 2020; 88 em 2021; e 64 até agosto deste ano.
“Foram 97 denúncias relacionadas a produtos sem registro; 94 relacionadas a empresas sem autorização de funcionamento; e 82 denúncias que decorreram de laudos [supostamente] insatisfatórios”, disse a representante da Coisic referindo-se aos quesitos que mais deram origem a denúncias.
Irregularidades
A especialista em regulação da Coisic Éthel Cardoso de Freitas disse que nos mais de 70 relatórios produzidos a partir das denúncias, o resultado foi “insatisfatório” em 18,2%. Outros 27,3% tiveram resultado “satisfatório”; e em 28,3% dos casos o resultado das inspeções resultou em “exigências apresentadas ao estabelecimento”.
“Foram analisados 40 relatórios sobre cosméticos; 29 sobre saneantes; e quatro sobre cosméticos e saneantes”, disse.
As principais irregularidades identificadas envolveram, no caso de cosméticos, casos de “não conformidade”. “Foram 168 notificações de problemas de documentação e registro. [Questões envolvendo] Pessoal resultou em 161 notificações de não conformidade; gestão da qualidade resultou em 130 notificações, e controle de qualidade, em 112 notificações”, detalhou a especialista.
Boas práticas
Segundo Éthel, “de forma geral, concluímos que o maior problema das empresas de cosméticos e saneantes tem sido na parte de documentação, o que abrange controle de documento e registro. Isso mostra empresas que têm deficiência em aspectos de boas práticas de fabricação e de garantias”.
“Como esses são itens cruciais a uma empresa, isso pode levar a vários problemas, porque empresa não gerenciada adequadamente fica sujeita a erros e problemas. A empresa pode fazer vários produtos de qualidade e colocá-los durante anos no mercado. No entanto, se acontecer um desastre, isso pode ser suficiente para comprometê-la. Portanto, boas práticas precisam ser seguidas para evitar que um único erro possa ser grave ou fatal para as empresas”, alertou.
Edição: Fernando Fraga
Fonte: EBC Geral
Bandeira amarela passa a valer hoje e conta de luz ficará mais barata I MT
SES orienta população sobre cuidados de prevenção à varíola dos macacos
MT tem novo alerta de tempestades para o fim de semana; veja previsão I MT
Projeto prevê reclassificação de áreas de Amazônia e Cerrado; ambientalistas alertam para aumento de desmate em MT
Entenda o motivo do Governo de MT ter vetado PL de Política de Arborização Estadual
Lucas do Rio Verde
Inscrições para Circuito Sesc de Corridas em Lucas do Rio Verde terminam no domingo (3)
(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução) Leia Também: Anvisa aprova penúltima fase de testes de vacina nacional contra Covid
Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a contribuintes
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires) Leia Também: Pai é detido por sequestrar os filhos após o término do relacionamento com a...
2º Bazar Natalino e 1º Desfile Águas do Rio Verde serão realizados neste final de semana
(Foto: Ascom Prefeitura/) Leia Também: Sesp recebe nota máxima de eficiência em planejamento e gestão estratégica do Ministério da Economia
Natal da Esperança 2024: Secretaria de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para seleção de venda de alimentos e bebidas
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: URGENTE: Segunda vítima de acidente entre motocicleta e carreta na BR 163, morre no...
Homem é preso após esfaquear o próprio irmão em Lucas do Rio Verde
Na noite de ontem, quarta-feira (31), a Polícia Militar foi acionada por volta das 19h10 para atender uma ocorrência de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- BRASIL3 dias ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- CUIABÁ6 dias ago
Motociclista tenta ultrapassar, perde controle e garupa morre esmagada
- CIDADES6 dias ago
Mulher é arrastada para área de mata e estuprada em plena luz do dia em MT
- CUIABÁ2 dias ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo
- CIDADES2 dias ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- CIDADES6 dias ago
Mulher é assassinada no interior de Mato Grosso; câmera flagra suspeita fugindo; veja vídeo
- BRASIL2 dias ago
Mãe desnaturada mantém relações na frente da filha de 7 anos e ainda espanca criança; veja vídeo
- POLÍCIA3 dias ago
Motociclista que morreu após ser atropelada por ônibus escolar é identificada