ECONOMIA

Meirelles: Lula tem 65% de chances de ser parecido com Dilma

Publicado em

Henrique Meirelle, ex-presidente do Banco Central, no Roda Viva
Reprodução
Henrique Meirelle, ex-presidente do Banco Central, no Roda Viva

O ex-ministro da Economia Henrique Meirelles disse nesta quinta-feira (10), horas após o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abalar o mercado , que o próximo governo tem 65% de chance de ser parecido com o da ex-presidente Dilma Rousseff. A declaração foi feita a investidores em evento fechado do Banco BTG Pactual, ao qual o jornal Valor Econômico teve acesso. 

Já as chances de o governo eleito ser semelhante ao primeiro mandato do próprio Lula, marcado pela disciplina fiscal, são de aproximadamente 35%, de acordo com Meirelles.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Meirelles integra a equipe de conselheiros econômicos do próximo governo, mas afastou a possibilidade de reassumir o Ministério da Fazenda, frustrando expectativas do mercado, que agora teme o nome de Fernando Hddad para a pasta. 

Leia Também:  Meirelles conta que defendeu autonomia do BC para Lula no passado

Ele declarou voto em Lula ainda no primeiro turno, aumentando as especulações, mas, em entrevista recente, disse “não ser candidato” à vaga. 

O ex-presidente do Banco Central confirmou a fala, mas disse que a intenção era no sentido de esperar o que Lula fará nos próximos meses. Ele encerrou a participação desejando “boa sorte” aos investidores.

A declaração foi mal vista pelo marcado, já que o governo Dilma tem a fama de ter perdido credibilidade perante agências de classificação de risco de crédito.

O Dólar apresentou forte alta de 4% nesta quinta (10) e fechou o dia cotado a R$ 5,39. Esse é o valor registrado desde 30 de setembro, quando a moeda estava no mesmo patamar. Já a Bolsa de Valores de São Paulo registrou tombo de 3,35% e encerrou o pregão a 109.775 pontos. É a primeira vez que o índice Ibovespa fica abaixo dos 110 mil pontos desde 29 de setembro.

Anúncio

A reação se deu devido ao discurso de Lula questionando “a tal da responsabilidade fiscal” num país onde a fome ainda impera. 

Ao Valor, Meirelles considerou a ação do mercado precipitada, já que “ainda é cedo” para prever como será o próximo governo. 


Fonte: IG ECONOMIA

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA