LUCAS DO RIO VERDE
Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente busca ações para problemas pós-pandemia
Nesta segunda-feira (28), foi realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tratou neste ano a temática “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O objetivo da conferência foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.
Participaram do evento 70 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, representantes do Nuca (Núcleo de Cidadania Adolescente), do Selo Unicef, e de projetos sociais, como o Construtores do Futuro.
Os estudantes Lohan Henrique da Silva Sartori e Maria Eduarda da Silva Cabral Oliveira foram os cerimonialistas e a estudante do 9° ano da Escola Municipal Olavo Bilac, Sofia de Menezes Santos Nascimento, compôs o dispositivo de honra com direito a uso da palavra junto com autoridades do município de Lucas do Rio Verde, sendo o prefeito Miguel Vaz; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro; o defensor público Guilherme Rigon; e a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
A secretária discursou sobre o comprometimento do evento. “Destaco a importância das conferências, que são momentos de conhecimento, discussões e propostas sobre interesses comuns. O objetivo é sempre apresentar ideias, avaliar a situação e contribuir através de reflexões para o bom funcionamento e aplicação das políticas públicas. Já participei de várias conferências e observo que muitas propostas ficam apenas no papel. Assim, desejo que boas ideias sejam construídas, partindo de nosso município”, refletiu Janice Ribeiro.
Uma atividade foi desenvolvida durante a manhã da Conferência, onde foram trabalhados os cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Entre as propostas criadas, um grupo de adolescentes sugeriu a implementação de uma equipe de apoio pedagógico direcionado aos ensinos fundamental e médio no intuito de recuperar e revisar os conteúdos perdidos durante o período pandêmico.
Outra equipe sugeriu promover o trabalho intersetorial entre as unidades escolares no intuito de compartilhar informações e sugerir melhorias.
“A ideia da conferência é que o município tenha boas propostas criadas pelos próprios adolescentes, que beneficiem a sociedade civil, por meio de políticas públicas na garantia de direitos, buscando formas cada vez mais inovadoras para isso”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro.
Na ocasião foram eleitos os delegados da conferência, que têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento em questão, tendo conhecimento do tema, objetivando os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de assistência social. Os nomes escolhidos serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada de 12 a 14 de julho de 2023, em Cuiabá.
-
GERAL4 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL3 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
POLÍCIA7 dias agoFilho mata a própria mãe e é executado horas depois por “tribunal do crime”
-
CIDADES3 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL3 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS2 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento






