DIAMANTINO

Secretaria de Saúde e SAE/CTA iniciam campanha

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) iniciaram a campanha “Dezembro Vermelho”, intensificando a mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações também visam a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

De acordo com a coordenadora do SAE/CTA de Diamantino, Elisete Diniz, o mês será composto por diversas atividades com temas de enfrentamento ao HIV/Aids e as demais IST.  A primeira ocorreu nesta quinta-feira (02.12), com pitstop em locais estratégicos de distribuição de informativos e kits contendo preservativos. 

“Durante o ano os serviços foram trabalhamos este ano de 2022 em parceria com outras secretarias com atividades de educação em saúde e prevenção e com outras unidades de saúde. Também realizamos testes rápidos com os integrantes do Grupo Viver Legal, levamos atendimento aos moradores da zona rural, no Ônibus Lilás, além de atuar em mutirões realizados em Deciolandia e na comunidade Bojuí, fazendas e outros locais mais distantes da cidade”, explicou.  

Leia Também:  Vara da Saúde completa três anos garantindo direito à população do Estado

O SAE/CTA também oferece serviços na cadeia pública feminina de Nortelandia e na masculina de Diamantino, além de desenvolver projetos em parceria com a pastoral da AIDs, da Igreja Católica. 

Serviços do SAE/CTA em números

Em 2022 o SAE/CTA realizou mais de 1.800 atendimentos por meio de uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, pedagogo, atendente, técnino de enfermagem, além de procedimentos de laboratório. Também foram ofertados mais de 2.600 testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Também foram distribuídos mais de 74 mil preservativos feminino e masculino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA