CUIABÁ
Alunos do programa ‘Qualifica Juventude’ comemoram inserção no mercado de trabalho
Após conquistarem a tão sonhada capacitação profissional, alunos do programa ‘Qualifica Juventude’, comemoram a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa pioneira da gestão Emanuel Pinheiro, teve como público-alvo, nesta primeira etapa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), jovens entre 15 a 29 anos.
Os certificados de conclusão dos cursos de Design de Sobrancelhas, Cerimonial e Protocolo para Eventos e Bartender, foram concebidos na semana passada, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ligado ao Sistema Fecomércio-MT.
Na oportunidade, 170 estudantes foram contemplados pela iniciativa, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, com objetivo de reduzir os índices de desemprego na cidade, oportunizando que as famílias cuiabanas obtenham suas independências financeiras e sociais.
Gabriel Gomes, de 23 anos, que se matriculou no curso de Bartender, elogiou os conhecimentos adquiridos, abrindo as portas para a obtenção de um novo emprego. “Gostei bastante de tudo que vi. Aprendi um novo ofício sobre uma área que jamais imaginei ingressar e tem sido algo tão profundo e enriquecedor. Estou trabalhando e vou, com certeza, buscar melhorar cada vez mais”, destacou.
Moradora do bairro Umuarama, Eliana Alves, dona de casa e mãe de três filhos, afirmou que a qualificação profissional representa a esperança de um futuro melhor e revelou que seu desejo é ser referência no segmento de Design de Sobrancelhas. “Uma oportunidade e tanto, pois estava desempregada e não tinha condições de pagar. Já estou dando os primeiros passos, atendendo minhas clientes e quero crescer dia após dia e dar uma vida melhor para minha família. Só tenho a agradecer”, disse.
O titular da SMATED, Francisco Vuolo, enfatizou que uma das premissas da atual administração consiste na ampliação de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda. “É preciso dar o peixe, mas também, ensinar a pescar. Nessa linha o prefeito Emanuel Pinheiro a primeira-dama tem pensado nos cuiabanos, dando condições para que desenvolvam suas habilidades técnicas, elevando a qualidade de vida local e o Qualifica Juventude é apenas mais um exemplo de que é possível transformar”, declarou.
As aulas terão continuidade no ano que vem e a meta do Executivo Municipal é chegar a marca de mais três mil pessoas habilitadas em diversas áreas até 2024.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
MUNDO7 dias agoIMAGENS FORTÍSSIMAS: Criança é atacada por onça em área de roça e aldeia corre contra o tempo por socorro
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoTécnico de energia solar é preso suspeito de agarrar adolescente durante visita à residência em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoAcidente grave com trike voador deixa homem com múltiplos traumatismos em Lucas do Rio Verde
-
BRASIL5 dias ago“Matar a família Bolsonaro”: vídeo com ameaças a Flávio e aliados da direita viraliza, e perfil desaparece
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoDEDM cumpre mandado em SP contra investigado por divulgar nudes de moradora de Lucas; veja vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoMulher é puxada pelos cabelos, leva tapa no rosto e sofre tentativa de enforcamento por desconhecido em rodoviária de Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoMoto furtada é recuperada após passar por negociação e pagamento de dívida de aluguel em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA5 dias agoHomem é encontrado morto com mãos amarradas e calças abaixadas em estrada de Sinop