CUIABÁ

Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal

Publicado em


A vereadora Edna Sampaio (PT) visitou, nesta terça-feira (21), no bairro Tijucal, o templo de religião de matriz africana Nzo Ia kisimbi, dirigido pela&nbsp Mãe Kissiana Ndandalunda, a primeira mãe-de-santo trans de Mato Grosso.&nbsp
&nbspEla participou das atividades de celebração pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado em 21 de março.
&nbspA data foi instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva&nbsp em reconhecimento à importância das religiões afro para a formação da nação brasileira e para a identidade cultural e religiosa de uma grande parcela da população.
A vereadora participou de uma roda de conversas com as mulheres frequentadoras do espaço e destacou a importância de valorizar as raízes ancestrais da cultura negra.
Para Mãe Kissiana, a presença da vereadora em seu espaço de trabalho espiritual representa colabora para a união das religiões de matriz africana. “Precisamos da união, pois hoje cada um está no seu canto e quase não lembra mais desta data. Tenho só que agradecer à vereadora por este dia”, disse ela, falando também sobre&nbsp o preconceito que sofre por ser mulher trans.&nbsp “Não dou muita importância ao que as pessoas falam, sou uma pessoa justa, gosto do correto e a fé remove montanhas. Não importa o que as pessoas julgam, mas sim o&nbsp que eu faço. Sou digna, honesta e quero abraçar toda a comunidade do axé”, afirmou.
“Hoje, tivemos aqui nesta Casa tradicional a presença de uma mulher de fora, que trabalha com política, em um espaço extremamente masculino, sendo a única mulher preta neste espaço. Hoje, ela está presente conosco e é de extrema importância que essa mulher venha, conheça, para se apropriar de quem são estes povos tradicionais de matriz africana”, disse a mãe-de-santo Rosana Pereira, uma das responsáveis pela organização da visita.&nbsp
&nbsp“Achei maravilhoso. Quando cheguei aqui já consegui perceber a aura feminina impregnada neste lugar e a&nbsp Kissiana irradia essa luz, essa ancestralidade. Fico muito feliz de estar aqui neste dia, que é simbólico para nós, que vivemos nesta luta contra a racismo, o preconceito e todas as formas de discriminação. Agradeço muito a acolhida”, disse a vereadora.
Da Assessoria&nbsp

Leia Também:  Rachid Mohamed Hassoun

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA