RECLAMAÇÕES DE PACIENTES

Paciente reclama da falta de bolsa de colostomia no Hospital Júlio Müller

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Pacientes do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) enfrentam problemas para o recebimento de bolsas de colostomia. Uma pessoa, que preferiu não se identificar, relatou ao GAZETA DIGITAL que está sofrendo há quase 3 meses com a falta do produto essencial para o seu tratamento.

 

Denunciante está em tratamento de câncer há cerca de 3 anos e afirma que sempre recebeu o material normalmente, mas que há meses vem enfrentando dificuldades para trocar a bolsa usava diariamente.

 

“Até então estava vindo correto, mas de dois meses para 3 meses, nós não estamos mais recebendo as bolsas, dizem que estão em falta, que o governo não comprou. Então nós, como usuários, estamos sofrendo bastante (sic)”, explicou.

 

Diagnosticado com câncer do colo de reto, o reclamante contou que necessita da bolsa de colostomia para coletar o excremento e ela deve ser trocada a cada 4 dias.

 

Desde 2021, o paciente faz uso da bolsa e pega novas regularmente no HUJM, que até 3 meses atrás fazia a distribuição de kits com 10 unidades, além de outros utensílios para o uso dos pacientes.

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Ao GAZETA DIGITAL, o denunciante enviou protocolos que comprovam as tentativas de retiradas das bolsas em maio, junho e julho, mas em todas as ocasiões recebeu uma negativa dos funcionários do hospital.


Uma funcionária da unidade teria fornecido um número para que o paciente pudesse ligar e verificar a disponibilidade das bolsas antes de ir até à unidade, mas nunca conseguiu falar com ninguém pelo contato fornecido, que sempre está ocupado.


Outro lado

O GAZETA DIGITAL procurou a assessoria do Hospital Universitário Júlio Müller, que se posicionou por meio de uma nota que você confere na íntegra a seguir:

 

O HUJM tem a informar que atualmente possui um contrato com o município de Cuiabá para efetuar a entrega de no máximo 3500 bolsas de colostomias. Este quantitativo de bolsas se mantem desde 2016, não tendo sofrido reajustes nem em relação ao número de bolsas entregues, nem em relação aos incentivos estaduais para este fim.

 

Até o ano de 2022 o HUJM tinha cadastrado menos de 200 pacientes, sendo que o número contratualizado de bolsas o HUJM possui capacidade para atender até 210 pacientes. No entanto, no ano de 2023 saímos de 210 pacientes cadastrados, para mais de 400 pacientes, ou seja, ultrapassando o número de bolsas contratualizadas pelo HUJM.

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Neste sentido, já foram tomadas providências para aquisição de novas bolsas para manutenção do atendimento aos pacientes já cadastrados, com previsão de restabelecimento de fornecimento em no máximo em 30 dias. Paralelamente, iniciamos negociações junto ao município de Cuiabá para aumento do teto contratualuzado para ser possivel atendimento a novos pacientes.

 

Lembrando que o HUJM não deveria ser o único centro de ostomias no Estado e este serviço deveria ser decentralizado pela rede estadual nos demais municípios do Estado do Mato Grosso.

 

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Lucas do Rio Verde

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