MATO GROSSO

Estado fomenta reciclagem com licenciamento ambiental de empreendimentos em 10 dias

Publicado em

O governo de Mato Grosso aposta na eficiência do licenciamento ambiental para fomentar a destinação correta de resíduos sólidos e recicláveis. O tempo médio de análise da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para estes tipos de empreendimentos dura em média 10 dias.

Os dados foram apresentados durante o evento de comemoração ao Dia do Campo Limpo, que aconteceu nesta sexta-feira (18.08), na sede da empresa Plastibras, no Distrito Industrial de Cuiabá. A data visa reconhecer os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou que acompanha de perto o início do bom manejo de embalagens em Mato Grosso, com a primeira central de coleta de embalagens no município de Lucas do Rio Verde.

“É muito bom ver que o que era um problema, um rejeito, virar empresas, com renda, isso mostra a organização do agronegócio em Mato Grosso. O estado está no caminho certo, o governo busca a eficiência e acima de tudo, entrega resultado”, destaca Pivetta.

Leia Também:  Bancada direitista de Mato Grosso na Câmara Federal votará contra PL das fakes news

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, conta que além de terem implementado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, após 11 anos de espera, a secretaria melhorou a eficiência do licenciamento ambiental como estratégia de controle ambiental importante para o desenvolvimento sustentável do estado.

“Nossa Superintendência de Licenciamento tem um tempo médio de 59 dias para o licenciamento trifásico. Quando avaliamos isoladamente a gerência que trata de gestão de resíduos sólidos, temos um tempo médio de 10 dias, o que demontra o compromisso do governo do Estado para que esta engrenagem funcione, para que sejamos um exemplo de sustentabilidade”, afirma.

Empresas de resíduos sólidos são aquelas que oferecem soluções para a coleta, o transporte, o tratamento e a reciclagem dos resíduos. Mato Grosso é o estado que mais retorna embalagens de defensivos agrícolas para a indústria da reciclagem, conforme dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), com cerca de 25% do total nacional.

Em 2022 foram destinadas 52,5 mil toneladas em embalagens em 2022, destes, 93% foram para reciclagem. A empresa Plastibrás, anfitriã do evento, recebe as embalagens e as transforma em eletrodutos utilizados na construção civil e indústria de energia, impedindo a geração de toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Leia Também:  Juízes da custódia discutem internação de usuários de drogas e pacientes com transtornos mentais

Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer e fomentar a participação dos diferentes agentes na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados.

Anúncio

Fonte: Governo MT – MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA