POLÍCIA

Fazendeiros e Empresários Investigados por Financiar o Crime em Confresa São Alvos da Operação Pentágono

Publicado em

Nesta sexta-feira (06.10), a Polícia Civil de Mato Grosso iniciou a Operação Pentágono, que envolve o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão contra indivíduos investigados por sua participação no roubo a um carro-forte da Brinks, uma empresa de transporte e segurança de valores. O assalto ocorreu em Confresa, na região nordeste do estado, em 9 de abril deste ano. Os alvos da operação incluem aqueles responsáveis pelo planejamento, apoio financeiro e logístico do crime.

 

Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá e estão sendo executados por 86 policiais civis de Mato Grosso, em seis estados do Brasil. Os endereços incluídos nas buscas são residenciais, comerciais e fazendas localizadas em várias cidades, incluindo Hidrolândia e Rialma (GO); Santa Luzia do Tide, Alto Alegre do Pindaré e Vitorino Freire (MA); Itapeva (MG); Redenção (PA); Atibaia, Diadema, Guarulhos, Paulínia, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Palmas, Gurupi e Peixe (TO).

Leia Também:  Urgente: Mulher trans é morta e jogada em rio,imagens fortes:

 

A Operação Pentágono é conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia Regional de Confresa. Ela é resultado de uma investigação extensa que envolveu diversas diligências e levantamentos realizados em várias cidades desde o mês de abril, quando o crime ocorreu.

 

O inquérito em andamento apura os delitos de organização criminosa, roubo majorado, incêndio, disparo de arma de fogo, porte de arma de fogo e dano qualificado que ocorreram em Confresa. O crime foi identificado como um exemplo de “domínio de cidades”, caracterizado pelo uso de violência extrema e ostensiva, incluindo armas de grosso calibre, uniformes táticos e equipamentos de proteção balística, bem como explosivos de alta capacidade destrutiva.

 

Dezoito membros da quadrilha envolvida no assalto em Confresa morreram nos dias seguintes ao crime, durante operações de busca na região de Pium, no estado de Tocantins. Outros suspeitos foram presos pela Polícia Civil nos estados do Pará e Tocantins durante a primeira fase das investigações.

Anúncio

 

Leia Também:  Veja o vídeo: Deficiente é arrastado de ônibus por não usar máscara em MT

A Operação Pentágono conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Civis dos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins.

 

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA