POLÍCIA

Operação no combate à violência contra idosos em mato grosso fecha o cerco contra agressores

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso realiza, nesta quinta-feira (26), o “Dia D” de combate à violência contra pessoas idosas. Essa iniciativa integra a Operação Integrada Virtude, que foi deflagrada em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 

Em Mato Grosso, mais de 100 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros estão comprometidos com atividades educativas, preventivas e de fiscalização de denúncias relacionadas à violência contra idosos. As equipes também estão realizando inspeções em edifícios que abrigam lares para idosos, com o objetivo de verificar as condições desses locais.

 

O tenente-coronel PM Marcus Vinicius Akira Sakata, que atua como coordenador de Planejamento e Monitoramento das Regiões Integradas (Coplam) na Sesp, destaca que, neste “Dia D”, as forças de segurança estão intensificando as ações que já vinham sendo realizadas desde o início do mês.

 

“As forças de segurança atuam diariamente no combate a todos os tipos de violência contra idosos, incluindo abusos físicos e psicológicos. Neste mês, e especialmente no ‘Dia D’, com o apoio do Ministério da Justiça, ampliamos as ações e a integração para atender de forma mais ampla às necessidades das pessoas idosas, desde a fase pré-atendimento até o pós-atendimento”, salienta.

Leia Também:  IDENTIFICADO: HOMEM QUE ESFAQUEOU A ESPOSA NESTA MADRUGADA EM LUCAS DO RIO VERDE

 

Somente no mês de outubro, mais de 440 ações educativas foram realizadas e cerca de 50 denúncias foram averiguadas. Um dos casos de destaque ocorreu na cidade de General Carneiro, situada a 450 km de Cuiabá, onde um idoso de 91 anos foi resgatado de condições de vulnerabilidade física e patrimonial em uma ação conjunta envolvendo a PM, PJC, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Conselho do Idoso.

Anúncio

 

As equipes responderam a uma denúncia anônima que relatava que um idoso estava vivendo em condições precárias. No local, a vítima informou que sua filha de 55 anos e seu genro de 39 anos estavam retendo seu cartão de benefício social e desviando os recursos para outros fins, deixando-o em situação de abandono e vulnerabilidade.

 

Enquanto a filha e o genro se aproveitavam dos benefícios do idoso, ele estava em estado de desnutrição em um ambiente insalubre. A filha estava ausente em uma viagem para Primavera do Leste, e no momento da ocorrência, chegou à residência do pai. O genro estava trabalhando em uma fazenda e foi detido pelas equipes no local. Ambos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

Leia Também:  MÃO DE VACA: Rapaz cria confusão em bar exigindo desconto de R$ 1

 

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA