DIAMANTINO
Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição finaliza com com muita emoção e devoção dos fiéis
A tradicional Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição, cultura diamantinense com cerca de quase 200 anos e que mantém viva no município, finalizou sua jornada do ano de 2023 pelas ruas de Diamantino neste sábado (02.12). O momento contou com a presença de diversos devotos, integrantes da Velha Guarda e do Conselho Municipal de Cultura, músicos e equipes da Prefeitura de Diamantino.
O último dia de percorrida aconteceu no centro de Diamantino e, ao todo, foram três sábados em que os fiéis caminharam pelas ruas e nas casas dos devotos com a Bandeira da Imaculada Conceição.
Dona Cleide Maria Martins, 63 anos, recebeu em sua casa todos os devotos com um café da manhã especial. A anfitriã compartilhou a emoção que sente neste momento.
“É um dia muito alegre e feliz e ser anfitriã deste último dia de percorrida, me sinto muito grata, essa é uma tradição que eu participo desde os meus 13 anos e que me remete a muitas recordações, pois todos aqui em casa somos devotos e já aguardo pela percorrida do ano que vem com muita fé.”
A devota Luciana de Queiroz, 55 anos, que acompanhou toda a percorrida com seu pai de 90 anos descreveu o sentimento de percorrer novamente as ruas e casas de Diamantino levando a Imaculada Conceição.
“É uma alegria muito grande, porque é uma devoção que tenho, já que desde que eu nasci meu pai já me levava para participar dessa tradição que é muito linda e estar aqui hoje podendo louvar e bendizer à nossa Senhora Imaculada Conceição é uma satisfação enorme. A padroeira é a nossa mãe, é a quem nós recorremos sempre.”
Luciane Agripina de Barros, 53 anos, recebeu em sua casa a Bandeira e contou com muita emoção o que representa esse momento na sua vida.
“Eu me emocionei muito ao receber a bandeira da Imaculada na minha casa, nós somos devotos e eu cresci vendo o meu pai acompanhando a percorrida da Bandeira, ele fez parte por muitos anos dessa tradição e hoje já não está entre nós. Fico muito feliz pela iniciativa em ter retornado a percorrida, não podemos deixar acabar a tradição. A Imaculada me remete a muita fé e gratidão.”
Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19) a Percorrida da Bandeira ficou paralisada por 4 anos, retornando a tradição neste ano de 2023.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
MUNDO6 dias agoIMAGENS FORTÍSSIMAS: Criança é atacada por onça em área de roça e aldeia corre contra o tempo por socorro
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoTécnico de energia solar é preso suspeito de agarrar adolescente durante visita à residência em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoAcidente grave com trike voador deixa homem com múltiplos traumatismos em Lucas do Rio Verde
-
BRASIL4 dias ago“Matar a família Bolsonaro”: vídeo com ameaças a Flávio e aliados da direita viraliza, e perfil desaparece
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoDEDM cumpre mandado em SP contra investigado por divulgar nudes de moradora de Lucas; veja vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoMulher é puxada pelos cabelos, leva tapa no rosto e sofre tentativa de enforcamento por desconhecido em rodoviária de Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoMoto furtada é recuperada após passar por negociação e pagamento de dívida de aluguel em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoCondenado a mais de 26 anos por estuprar enteada é preso em Lucas do Rio Verde