POLÍCIA

Vídeos mostram troca de t1ros da PF com garimpeiros em MT

Publicado em

Vídeos divulgados pela Polícia Federal mostram a ação dos agentes em garimpos em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá) no cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão durante as Operações Mina do Bananal e Mina de Ernesto. Ao todo 18 pessoas foram presas em flagrante por extração ilegal de ouro na última semanda. O delegado federal Rodrigo Vitorino Aguiar explicou como os criminosos atuavam no garimpo ilegal.

 

Uma das filmagens mostra os agentes parando uma caminhonete que seguia para a região do garimpo além de troca de tiros com os suspeitos. Em outro vídeo, o momento em que os militares chegam nos barracões dos garimpeiros e fazem buscas nos objetos dos criminosos. Nos vídeos é possível ver que o local é de mata fechada. Conforme o delegado, esse tipo de garimpo é conhecido como “de barranco”, feito próximo de rios ou represas de água, lagoas.

 

“Inicialmente os garimpeiros utilizam uma pá-carregadeira (PC) para preparar o terreno, posteriormente eles a emulsão explosiva juntamente com o nitrato de amônia junto com o carretel para realizar a explosão e adentrar no local. Eles fazem pesquisas e adentram cada vez mais na ourifica. A utilização irregular e não autorizada de explosivos é conduta equiparada ao porte ilegal de arma de fogo de uso restrito”, explicou Aguiar.

Leia Também:  Em Lucas: Motorista embriagado invade a contramão e mata motociclista

 

As atividades resultaram na  prisão em flagrante de 18 pessoas. No primeiro dia de ação, segunda-feira, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia.

 

“No momento que a gente chegou ao local, levantamos o drone, e verificamos que o pessoal estava efetivamente trabalhando, inclusive com a pá carregadeira operando e mexendo na terra. O primeiro que a gente abordou estava operando a bomba  de água, outros três, um operando a PC e dois em cima de um moinho para recolher o material da bomba, e um quarto operava a bomba de dragagem”, contou o delegado federal.

Anúncio

 

Foram apreendidos 279 gramas de ouro e dois frascos contendo mercúrio, na posse de nove garimpeiros, que foram presos. A  pá-carregadeira foi apreendida pela Polícia Federal e será destinada aos órgãos de Segurança Pública. Ainda no local, foram destruídas duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel.

Leia Também:  ACIDENTE GRAVE: Moto bate na traseira de picape e casal é arremessado em MT

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA