AGRONEGÓCIO

‘Extrair os benefícios da tecnologia dentro do campo é um ponto chave’, diz assessor técnico do Senar

Publicado em

‘extrair-os-beneficios-da-tecnologia-dentro-do-campo-e-um-ponto-chave’,-diz-assessor-tecnico-do-senar

. . . . . . . . . . . . . . . 5 de September de 2024

Business

Published

2 minutos ago

on

A mão de obra ainda é um tema recorrente no campo. O Senar realiza uma série de pesquisas, frequentemente, para identificar qual o melhor meio para atender esse gargalo. A necessidade de tecnificação de tomadas de decisões no campo e uma gestão de qualidade pode ser um meio importante para atingir um equilíbrio.

Conforme diz Mateus Tavares, assessor técnico do Senar, ao Direto ao Ponto desta semana, isso continua sendo um problema e a mão de obra qualificada é um problema ainda maior. 

“Dentro das cadeias do agro a gente tem particularidades de qualificação. Nós buscamos enquanto instituição que leva informação ao meio rural, buscar quais são as tendências para atender as necessidades do produtor”, explica Mateus. 

Anúncio

Atualmente, a conectividade é um gargalo que com os anos tem deixado de ser a maior preocupação. “O produtor consegue ter uma governança de ter uma boa conectividade ou esperar que isso chegue por meio de ações governamentais. É preciso analisar se vale a pena investir nisso”.

Foto: Canal Rural Mato Grosso

A gestão dentro das propriedades é um tópico de extrema importância. Uma das questões colocadas durante a entrevista são os investimentos que, muitas vezes, se tornam despesas. Nesses casos, os números da fazenda ajudam o produtor a se organizar para não investir além da sua capacidade.

Mateus diz que extrair os benefícios de uma tecnologia embarcada dentro de uma propriedade, é um ponto chave. 

“O GPS nas máquinas, por exemplo, permite você reduzir o gasto de insumos por reposição de áreas. É preciso saber operar uma máquina e usar isso em favor de reduzir algum outro aspecto. O problema é que a velocidade de crescimento da tecnologia é diferente da capacidade de informação dentro das propriedades rurais. É importante a gente extrair tudo o que a tecnologia pode nos oferecer”, pontua. 

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Business

Seca e incêndios derrubam safra de cana em 9 milhões de toneladas

Published

2 horas ago

on

5 de setembro de 2024

A previsão de colheita da safra de cana de açúcar do centro-sul do Brasil foi reduzida em 9 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, caindo para 593 milhões de toneladas. Essa queda é atribuída à seca prolongada e aos incêndios que afetaram várias áreas, especialmente no Estado de São Paulo, conforme relatório da consultoria Datagro.

Anúncio

A consultoria destacou que o aumento significativo de incêndios, muitos de origem criminosa, no final de agosto, intensificou as preocupações sobre as condições dos canaviais. Esses incêndios, somados à seca, afetaram negativamente as plantações que serão colhidas no último terço da safra 2024/25.

Leia Também:  Suspeito de enforcar mãe e irmão de 11 anos é preso pela Polícia Militar

Embora os impactos dos incêndios ainda estejam sendo avaliados, a extensão das áreas afetadas já indica um cenário desafiador para as operações de colheita. As usinas enfrentam a necessidade de moer a cana queimada dentro de um prazo de até 48 horas para evitar perdas significativas de qualidade.

Açúcar e Etanol – A produção de açúcar no centro-sul do Brasil foi estimada em 39,3 milhões de toneladas para a temporada 2024/25, uma redução em comparação com a projeção anterior de 40,025 milhões de toneladas. Em relação aos recordes do ciclo passado, a produção de cana e açúcar deve cair 9,4% e 7,4%, respectivamente.

A produção total de etanol (de cana e milho) foi projetada em 32,52 bilhões de litros, uma queda de 0,44 bilhão de litros devido aos efeitos na safra de cana, representando um recuo anual de 3,2%. No entanto, a produção de etanol de milho foi revisada positivamente para 8,0 bilhões de litros, correspondendo a 24,6% da oferta total de etanol na região, contra 18,7% na temporada anterior.

A Datagro ressaltou que o acompanhamento dos impactos dos incêndios e a condição geral dos canaviais continuarão a ser monitorados, com possíveis ajustes nas estimativas futuras.

Fonte: Pensar Agro

Business

Cuiabá sedia evento internacional, preparativo para o G20

Published

2 horas ago

on

5 de setembro de 2024

Anúncio

A capital mato-grossense vai sediar, na próxima segunda-feira (09.09.) o Fórum Internacional de Agropecuária (FIAP), parte das atividades do G20 Agro – a reunião da Cúpula de Líderes do G20 será em novembro, no Rio de Janeiro, com a presença de 19 países membros, mais a União Europeia.

O FIAP vai reunir especialistas, autoridades e representantes do agronegócio mundial para discutir o papel crescente do Brasil como uma das maiores potências produtoras de alimentos.

Com a presença de importantes figuras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ex-ministros e a presidente da Embrapa, o evento será uma oportunidade para debater a trajetória do Brasil, que passou de importador para um dos maiores exportadores de alimentos do planeta. Entre os temas principais estão as inovações tecnológicas, a segurança alimentar e os desafios para o futuro da produção agropecuária no país.

Leia Também:  Conab vai disponibilizar 400 toneladas de milho para Minas enfrentar a seca

O FIAP será um dia de intensos debates entre membros da iniciativa pública e privada, produtores, ONGs e representantes da comunidade internacional. O objetivo é discutir as expectativas dos países do G20 em relação à segurança alimentar e energética, além de apresentar as recomendações do setor privado brasileiro para o encontro oficial do G20 Agro, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro na Chapada dos Guimarães.

Com isso, o Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo sua jornada de sucesso no setor agroalimentar e reforçar seu papel estratégico no fornecimento de alimentos e energia para diversos países. O evento será realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá, e promete ser um importante marco no diálogo entre o Brasil e seus principais parceiros comerciais.

As inscrições para o FIAP 2024 estão abertas até o dia 9 de setembro, com uma programação repleta de discussões sobre as experiências e tecnologias que fazem do agro brasileiro uma referência mundial.

Para mais informações acesse:

Fonte: Pensar Agro

Business

Summit AgriHub 2024 foca em construir as bases para a inovação 

Published

3 horas ago

Anúncio

on

5 de setembro de 2024

Construir as bases para a inovação é o tema da 3ª edição do Summit AgriHub 2024. O evento acontece hoje em Cuiabá e quis inverter o jogo, instigando agricultores mato-grossenses a seguirem o exemplo de produtores que já aplicam novas tecnologias no campo. 

Conforme explica o superintendente do AgriHub, Paulo Ozaki, ao Canal Rural Mato Grosso, em várias situações é perceptível que algumas tecnologias são empurradas “goela abaixo” sem que o produtor tenha uma base. 

“O que nós entendemos como base? Dados, informações e gestão como um todo. Então, não tem como a gente direcionar esforços e investimentos se não soubermos onde estão os nossos gargalos”, explica Paulo. 

Foto: AgriHub

Ele explica que a inovação acontece através de pessoas e este, é um dos temas da programação. “Nós vamos tratar muito de como é essa jornada. Serão cinco paineis com produtores e o setor produtivo para contar isso”. 

O evento acontecia de três em três anos e daqui para frente, as datas podem mudar no calendário da agenda agro.

“Percebemos que três anos é muito tempo. Então, é muito provável que esse evento se torne anual quase como um fechamento de todas as ações que realizamos aqui no AgriHub”, finaliza Paulo.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Agro MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA