ALÍVIO NO CALOR

Vigilância alerta para cuiabanos não tomarem banho de chuva ácida

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Cuiabá (Covisa) emitiu um alerta à população orientando a não se banhar nessas primeiras chuvas que devem ocorrer nos próximos dias. Apesar de ser um alívio no calorão, a Pasta orienta que se trata de “chuva ácida”.

Cuiabá viveu quase 150 dias sem precipitações fortes e agora ela começa a voltar. No entanto, a primeira chuva após um período de seca pode ser ácida, pois o acúmulo de poluentes na atmosfera durante o tempo seco pode resultar em chuva ácida.

A Capital ainda ficou encorberta por fumaça dos incêndios no Pantanal além de quimadas na região, o que reforça a orientação para que a população não tome banho na chuva. A chuva ácida é causada pela reação de óxidos de nitrogênio e enxofre, que são ácidos produzidos pela combustão de combustíveis fósseis e carvão, com a água.

Essas substâncias são liberadas na atmosfera por incêndios, queima de combustíveis em veículos e lançamento de substâncias por chaminés industriais. A chuva ácida é mais comum em áreas com alta densidade populacional urbana e com grande concentração de atividades industriais.

Leia Também:  Após briga, motorista de Ônix arrasta moto por 50 metros em Cuiabá; veja os vídeos

A chuva é considerada ácida quando o seu pH é inferior a 5,5, enquanto que a chuva “normal” tem um pH em torno de 5,6. A água corrente tem um pH de 6,8 e a água pura tem um pH próximo ou igual a 7.

As águas dessa época possuem uma maior incidência de dióxido de carbono (CO2) e em contato com ela pode ocasionar irritação na pele, pincipalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior. A previsão do tempo para o sábado (28) é de temperatura mínima de 26°C e máxima de 39°C.

Já no domingo (29) a mínima prevista é de 28°C e a máxima é de 42°C.Há a possibilidade de pancadas de chuva.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA