POLÍCIA
MPF investiga morador de MT que “incentiva” morte de indígenas

Legenda: Foto: Reprodução
A Procuradoria da República de Mato Grosso terá que apurar crime de racismo praticado na internet contra indígenas no Estado. A decisão é da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF).

Ocorre que um morador de Mato Grosso fez comentários favoráveis ao homicídio de indígenas na internet.
O MPF estava apurando o caso, mas a Procuradoria pediu o declínio de competência ao Ministério Público Estadual, alegando que não é de atribuição do MPF a persecução penal do crime de injúria racial.
O subprocurador-geral, Carlos Frederico Santos, relator do caso na 2ª Câmara, cita interpretação conjugada nos artigos 109 e 231, da Constituição Federal, onde destaca que é possível concluir ser da competência da União processar e julgar o caso.
"Isso porque enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém se valendo de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça, hipótese observada no caso em exame. Além disso, a conduta narrada foi praticada de forma generalizada contra indígenas", diz trecho do voto do relator.
"Da interpretação conjugada dos arts. 109, Xl e 231, ambos da Constituição Federal, é possível concluir ser da competência da União processar e julgar não apenas as situações já consolidadas pela jurisprudência, como também outros crimes que violem a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.
"Não homologação do declínio de atribuições. Devolução dos autos ao ofício originário para prosseguimento, facultando-se à Procuradoria da República oficiante, se for o caso, que, em fundamento em sua independência funcional, requeira a designação de outro membro para tanto, nos termos do Enunciado nº 03 do Conselho Institucional do Ministério Público Federal", diz outro trecho.
Fonte: GAZETA DIGITAL
-
GERAL5 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL5 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
CIDADES4 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL4 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS3 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento
-
CIDADES4 dias agoIMAGEM FORTE; Jovem é encontrada morta nos fundos de casa e marcas no pescoço levantam suspeita de estrangulamento






