AGRONEGÓCIO

Bolsonaro faz carreata em Ribeirão Preto antes da Agrishow

Publicado em

bolsonaro-faz-carreata-em-ribeirao-preto-antes-da-agrishow

. . . . . . . . . . . . . . . 28 de April de 2024

Tech

Published

2 horas ago

on

O vice-presidente Geraldo Alckmin; e os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro; e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participaram.

A visita de Bolsonaro na Agrishow está programada para acontecer nesta segunda-feira (29). O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) também participou da carreata. 

Polêmica

No ano passado, pela primeira vez na história do evento, o ministro da Agricultura não esteve presente.

Anúncio

O ministro Carlos Fávaro, em diferentes ocasiões, disse que se sentiu desconvidado pelo então presidente da Agrishow, Francisco Matturro, que ligou avisando que o ex-presidente Jair Bolsonaro participaria do evento.

Na ocasião, o governo federal ameaçou cancelar o patrocínio do Banco do Brasil, o que levou a Agrishow a anunciar o cancelamento da cerimônia de abertura.

Bolsonaro manteve a participação, onde criticou o governo de Lula em relação às demarcações de terras indígenas.

O Banco do Brasil manteve o patrocínio, mas a presidente do banco e membros do conselho diretor cancelaram suas participações.

Agrishow

A Agrishow, que será realizada de 29 de abril a 3 de maio, espera receber mais de 195 mil visitantes, incluindo produtores rurais de todos os portes, além de profissionais e especialistas do setor agrícola.

Mais de 800 marcas nacionais e internacionais estarão presentes, com aproximadamente 100 delas fazendo sua estreia nesta edição.

Tech

Frente fria vai provocar chuvas de até 60 mm por hora; veja onde e quando

Published

31 minutos ago

on

28 de abril de 2024

Anúncio

Uma frente fria estacionária sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina traz consigo a perspectiva de chuvas intensas e persistentes nos próximos dias.

O Inmet alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre e na porção sul do Rio Grande do Sul.

As chuvas podem chegar a 60 milímetros por hora.

O alerta do Inmet está em vigor até às 18h desta segunda-feira (29).

Cidades como Santa Cruz do Sul já registraram temporais no sábado (27), com queda de granizo, danos a casas e falta de energia.

No oeste do estado gaúcho, Quaraí recebeu mais de 170 milímetros de chuva em apenas 24 horas.

Chuvas nos próximos cinco dias

Para os próximos dias, a previsão é de que a instabilidade persista, com a influência de uma frente estacionária sobre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Temporais são previstos em diversas regiões, especialmente no oeste e centro do Rio Grande do Sul, na região metropolitana e no norte do estado.

O acumulado de chuva em cinco dias pode ultrapassar 200 mm, o que coloca todas as áreas em alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos.

O Inmet também ressalta a possibilidade de queda de granizo.

Anúncio

Tornados podem se formar durante a semana, especialmente no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.

Os ventos dos tornados podem ultrapassar 100 km/h, causando danos significativos.

Tech

“Não houve nada de pessoal no desconvite para a Agrishow”, diz Fávaro

Published

42 minutos ago

on

28 de abril de 2024

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que entende o momento político do país no ano passado na Agrishow, e que não teve nada de pessoal no fato de ele ter sido desconvidado.

“E eu compreendi o momento, toda a organização da feira compreendeu também o desencontro”, disse ele na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo ele, o mais importante é que o governo esteve ao lado da indústria de máquinas durante todo o ano passado e injetou R$ 2 bilhões no setor. “E esse ano ainda mais.”

Fávaro destacou, ainda, que nos próximos dias deve receber sugestões das entidades representativas do agronegócio para o próximo Plano Safra, e que espera um valor ainda maior.

Anúncio

“A expectativa é que a gente consiga, e já é determinação do presidente Lula, que o plano safra novo seja de novo recorde, seja maior, eficiente, traga outra oportunidade”, pontuou.

Tech

Lançamento do BNDES está na linha dos juros compatíveis para repactuar dívida, diz ministro

Published

1 hora ago

on

28 de abril de 2024

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enalteceu em seu discurso na Agrishow a nova linha de crédito do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciada na abertura da feira.

O diretor financeiro e de crédito digital do BNDES, Alexandre Abreu, acrescentou ainda que a nova linha pode ser usada para custeio, investimento, armazenagem, capital de giro e repactuação de dívidas, em dólar ou real. Em sua fala, Fávaro lembrou ainda da situação difícil dos agricultores brasileiros, que lidam com problemas climáticos e preços de grãos mais baixos.

“Em 2023 tivemos as taxas de juros mais horríveis da história do nosso país”, lembrou Fávaro. “Vamos buscar uma equalização dos juros ainda maior”, prometeu o ministro. Em coletiva com jornalistas acrescentou também que o novo Plano Safra deve ter juros menores do que o do ano passado. O ministro não abriu valores, mas considera que o valor também deva ser recorde.

“Os juros ainda são altos, mas estão caindo e haverá equalização no Plano Safra”, completou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. “Vamos trabalhar firme para termos o melhor plano safra e estimular o setor.”

Alckmin disse ainda que deverão haver novas viagens para abertura de mercado no próximo mês. Entre os destinos, estarão Arábia Saudita e China, e a jornada deve incluir ainda outros ministros como Fávaro e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O vice-presidente também citou a Reforma Tributária como forma de trazer mais eficiência econômica para o setor.

Anúncio

Agro MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Colheita da cevada avança rápido no Paraná e no Estado de São Paulo
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA