AGRONEGÓCIO

Corpo de Bombeiros e Sema resgatam onça-pintada que caiu em poço desativado de fazenda

Publicado em

corpo-de-bombeiros-e-sema-resgatam-onca-pintada-que-caiu-em-poco-desativado-de-fazenda

. . . . . . . . . . . . . . . 11 de October de 2024

Politica

Published

25 segundos ago

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) resgataram uma onça-pintada macho, adulto, na tarde desta sexta-feira (11.10), em Santa Cruz do Xingu. O animal havia caído em um poço desativado com cinco metros de profundidade, localizado em uma fazenda na zona rural do município.

A força-tarefa durou cerca de 10 horas entre o deslocamento da equipe que saiu de Cuiabá até o local do acidente, e envolveu 12 pessoas, entre veterinários, bombeiros, policiais e seguranças.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, Eder Toledo, explicou que foi acionado pela equipe de uma clínica conveniada de Confresa sobre o ocorrido.

Anúncio

“Imediatamente, organizamos a logística para ganhar tempo e realizar o resgate. Com o auxílio da equipe do Ciopaer, saímos bem cedo, e, já no local, constatamos que o animal estava vivo, porém magro e desidratado”.

Eder explicou que a equipe do Corpo de Bombeiros desceu até o local onde estava o animal e o içou para a superfície. A onça já havia sido sedada por agentes da ONG Ampara Silvestre.

Ainda segundo o coordenador, havia marcas de unhas na parede do poço, o que indica que o animal teria tentado subir o poço, mas deve ter cansado e desistido.

O médico veterinário Jorge Salomão apontou que a onça apresentava ferimentos pelo corpo, que podem ter sido ocasionados por outro animal, mas o prognóstico somente poderá ser confirmado depois de exames clínicos detalhados.

“Foi uma queda de altura considerável, mas, no manejo e na retirada do animal, constatamos a necessidade de exames para depois tomar as medidas necessárias, assim como para acompanhar a sua evolução”, observou.

O animal foi levado para o espaço da Ampara Silvestre, na Estrada Parque Transpantaneira, e será acompanhado pela equipe multidisciplinar da Sema e da instituição.

Também apoiaram a força-tarefa o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), policiais militares e seguranças da propriedade onde o animal foi localizado.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Desenvolve MT capacita agentes do interior do Estado para apoio a empreendedores

Published

30 minutos ago

Anúncio

on

11 de outubro de 2024

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, a Desenvolve MT, capacitou, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11.10), 10 agentes de crédito do interior do Estado para atualizações nos procedimentos de cadastro e orientações sobre como ajudar os empreendedores durante a solicitação de crédito.

Participaram agentes dos municípios de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Matupá, Sinop e Rosário Oeste, além de credenciados da Associação Brasileira de Hotéis do Mato Grosso (ABIH/MT) e do Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura Mato-grossense (FSDS).

O minicurso teve seis módulos que envolveram as fases de liberação do crédito, desde o cadastro do empreendedor até a aprovação e pagamento.

Com um passo a passo das funções de um agente de crédito, o curso explica de forma mais aprofundada sobre as linhas de crédito da Desenvolve MT, como identificar qual a mais apropriada para o empresário e quais prazos devem ser seguidos. Além disso, orienta sobre como informar e conversar com o cliente, e até como assinar os contratos de forma online, como meio de desburocratizar e agilizar os processos.

“Estamos comprometidos em fortalecer nossa rede de agentes de crédito e garantir que eles estejam prontos para atender às demandas dos nossos empreendedores. Acreditamos que, com esse conhecimento, juntos podemos impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores do nosso Estado”, declarou Julianna Castro, assessora técnica especial da Agência, que ministra o curso e é responsável por coordenar os agentes de crédito.

Leia Também:  Rússia suspende acordo de exportação de cereais da Ucrânia e preços do milho disparam

Agente de crédito há três anos, Daiane Duarte, que atua na Sala do Empreendedor do município de Lucas do Rio Verde, destacou a importância de se manter atualizada para garantir um bom atendimento.

“Eu busco me aperfeiçoar, pesquisar no site da agência, mas ainda restavam dúvidas sobre como dar início, como ensinar um fornecedor ou um cliente. A cada dia surge uma dúvida diferente, por isso é importante nós estarmos sempre nos atualizando”, afirmou.

Além do crédito 100% digital, a Desenvolve MT atua em todo o Estado por meio de parcerias com prefeituras e entidades representativas, facilitando o acesso ao crédito. Os convênios incluem treinamentos periódicos com os agentes de crédito credenciados. Em 2024, mais de 86 agentes de 52 municípios já foram capacitados.

Anúncio

O curso visa garantir que os agentes de crédito estejam qualificados para auxiliar os empreendedores do início até o fim do processo de solicitação. Ele serve tanto para atualizar os agentes atuantes sobre as mudanças nos processos de solicitação, quanto para capacitar os novos agentes credenciados, como Valdirley Nunes, do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Sinop.

“Eu vim até Cuiabá para buscar essa capacitação e atender melhor as pessoas que vão nos procurar. Gostei muito do conteúdo e isso vai nortear nossa atuação no município”, contou Valdirley.

Consulte aqui os municípios parceiros.

*Com supervisão de Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Mulher integrante de facção criminosa é presa pela Polícia Militar por tráfico de drogas

Published

58 minutos ago

on

11 de outubro de 2024

Uma mulher de 22 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar por tráfico ilícito de drogas, na manhã desta sexta-feira (11), em Sorriso. Com a suspeita, que afirmou ser integrante de uma facção criminosa, a PM apreendeu tabletes de maconha, porções grandes de cocaína e pasta base, e um drone.

Anúncio

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe do 12º Batalhão se deslocou até uma residência do bairro Terra Brasil, após recebimento de denúncia anônima que apontava que o local seria um ponto de venda e distribuição de entorpecentes da cidade.

No endereço informado, os policiais identificaram a casa e viram dois homens saindo do local em uma motocicleta, deixando a residência aberta.

Os militares foram ao imóvel e encontraram a suspeita, que rapidamente jogou um celular no chão e danificou o aparelho, se entregando à PM em seguida. Os policiais sentiram grande odor de entorpecente dentro do imóvel e encontraram meio tablete de maconha dentro de uma sacola.

Em depoimento, a criminosa afirmou que reside na casa com seu marido e que eles seriam responsáveis por embalar e distribuir drogas a mando de uma facção criminosa. A mulher também disse aos policiais que não sabia a localização de seu marido.

A suspeita também revelou que escondia outros materiais ilícitos em uma região de mata, ao lado da casa. Os militares do 12º BPM foram ao local indicado e encontraram mais porções de maconha, cocaína e pasta base de cocaína. Também foram apreendidos um drone, balanças de precisão, cadernos de anotações e materiais utilizados para o tráfico.

Leia Também:  CAFÉ/CEPEA: Melhora do clima pressiona cotações do arábica

A mulher recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzida para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Politica

Polícia Civil prende autores de tentativa de latrocínio e apreende drogas e arma em Várzea Grande

Published

1 hora ago

on

11 de outubro de 2024

Anúncio

Dois criminosos envolvidos em um crime de tentativa de latrocínio no mês de julho, em Várzea Grande, foram presos pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (11.10), durante a Operação Ignobilis, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva).

Os dois suspeitos, identificados em investigações da Delegacia Especializada, são apontados como autores da tentativa de latrocínio que teve como vítima uma mulher e seu filho de quatro anos, além de serem investigados por tráfico de drogas e associação criminosa.

A prisão dos suspeitos ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar que também resultou na apreensão de grande quantidade de pasta base de cocaína.

Latrocínio tentado

O crime aconteceu no dia 02 de julho, quando os dois criminosos invadiram um estabelecimento comercial fazendo funcionários e clientes reféns, e subtraíram uma caminhonete Toyota Hilux. Durante a fuga, um dos suspeitos atirou contra a mulher, que tentava sair do local com o filho.

As vítimas estavam dentro de um veículo e o disparo atravessou o vidro traseiro do carro, passando muito próximo à cabeça da mulher, representando um risco iminente à vida dela e do seu filho.

Com base nas investigações e identificação dos suspeitos, o delegado João Paulo Firpo Fontes representou pelos mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos, localizada no bairro Piçarrão, em Várzea Grande.

Apreensões

No local, os policiais localizaram 14 tabletes de pasta base de cocaína, escondidos dentro de um freezer desligado, e um revólver calibre 38, municiado, sob um colchão.

A arma de fogo apreendida será submetida à perícia técnica para verificar se é a mesma utilizada na tentativa de latrocínio, o que pode ser um elemento-chave para fortalecer as provas no inquérito.

Anúncio

Nas buscas também foi apreendido o celular dos suspeitos, que também passará por análise técnica a fim de identificar possíveis comunicações com outros membros da rede criminosa, auxiliando na ampliação das investigações e permitindo que novos envolvidos sejam identificados e responsabilizados.

O delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano da Silva, destacou que a operação é uma resposta firme da Polícia Civil contra crimes que ameaçam diretamente a tranquilidade da população.

“A prisão dos envolvidos e a apreensão de uma quantidade significativa de drogas e de uma arma reforçam o compromisso da Polícia Civil em combater a criminalidade e garantir a proteção de todos”, afirmou o delegado.

Com a prisão dos suspeitos e a apreensão dos materiais, as investigações continuam focadas na análise dos objetos apreendidos e na identificação de possíveis novos integrantes do grupo criminoso.

A Polícia Civil também destaca a importância do apoio da comunidade e disponibiliza o disque-denúncia através do numeral 197 para receber informações sobre atividades suspeitas, assegurando o sigilo dos informantes.

Nome da operação

Ignobilis, termo em latim que significa “desprezível” ou “indigno”, foi escolhido como referência à ação vil e abjeta dos suspeitos ao atirar contra um carro que transportava uma mulher e uma criança, vítimas indefesas.

O nome busca enfatizar a gravidade moral do ato cometido, caracterizando-o como uma manifestação de covardia extrema e desrespeito à vida humana.

Fonte: Governo MT – MT

Agro MT

Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA