AGRONEGÓCIO

Mais de 2,1 mil reeducandos participam de projetos de incentivo à leitura em penitenciárias de MT

Publicado em

mais-de-2,1-mil-reeducandos-participam-de-projetos-de-incentivo-a-leitura-em-penitenciarias-de-mt

. . . . . . . . . . . . . . . 13 de October de 2024

Politica

Published

2 horas ago

on

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) desenvolve projetos de incentivo à leitura para mais de 2.100 reeducandos em Mato Grosso. Atualmente, 31 unidades penais participam das ações, que tem objetivo de promover a ressocialização.

Das unidades participantes, destacam-se a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, com mais de 600 inscritos; a Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, em Sinop, com 364; o Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, com 260; o Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra, com 218; e a Cadeia Pública de Barra do Garças, com 150 inscritos.

Entre os projetos estão “Livros que dão Asas”, “Tertúlia Literária”, “Livros que Transformam” e “Remição pela Leitura”. Este último permite que os detentos reduzam parte de suas penas por meio da leitura mensal de obras literárias disponíveis no acervo da biblioteca da unidade prisional onde estão custodiados. Atualmente, 20 unidades participam do projeto, já que é necessário haver uma comissão de validação na cidade.

Anúncio

O programa, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu reforço este ano da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Foram contratados 31 pedagogos para atender as unidades penais, especialmente nos projetos de leitura, além da doação de 1.200 obras literárias.

O Tribunal de Justiça, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), também colaborou promovendo a articulação com juízes das varas de execução para criar comissões de validação de leitura, permitindo que mais reeducandos possam participam da remição de pena pela leitura. Além disso, mais de oito mil livros foram doados para as unidades penais.

Através de uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e a Seduc, uma formação online foi realizada nos dias 5 e 6 de setembro, com a participação de mais de 200 profissionais, entre professores, pedagogos, policiais penais e assistentes administrativos que aderiram voluntariamente aos projetos de leitura.

A pedagoga e responsável técnica do Núcleo de Educação da Superintendência de Políticas Penitenciárias, Lucimar Poleto, destacou a expectativa de expandir os projetos para todo estado e a importância da leitura para os reeducandos.

“Atualmente, temos mais de 2.100 leitores nas unidades penais, e, com o apoio do GMF e da Seduc, será possível expandir os projetos de leitura ainda este ano para atender um número maior de pessoas, alcançando todos os 41 estabelecimentos prisionais de Mato Grosso. Nosso objetivo é disseminar o hábito da leitura, tornando-a uma atividade recreativa e prazerosa, pois sabemos do potencial da leitura para ampliar a visão de mundo e promover a transformação pessoal, contribuindo para o processo de ressocialização”.

Leia Também:  Ministério da Agricultura declara quarentena ao estado do Amazonas para conter a monilíase do cacaueiro

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Candidato a vereador de Sorriso é encontrado morto após cair de ponte

Published

52 minutos ago

on

13 de outubro de 2024

Anúncio

Conteúdo/ODOC – O Corpo de Bombeiros localizou na manhã deste domingo (13) o corpo de Everson Aparecido Reis, conhecido como “Lulinha”, que desapareceu após cair de uma ponte em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), na noite anterior (12). Everson, que foi candidato a vereador nas eleições de 2024 e também servidor público do município, foi encontrado na região do Pontal do Verde, cerca de 900 metros rio abaixo de onde teria ocorrido a queda.

A Prefeitura de Sorriso confirmou a morte por meio de uma nota oficial, lamentando a perda do servidor, que trabalhava no Centro de Atendimento Empresarial. “Ele será sempre lembrado pela dedicação e empenho com que conduzia suas funções”, diz o comunicado.

Nas últimas horas antes do desaparecimento, Everson fez várias postagens nas redes sociais mencionando sentimentos de “decepção” e “falta de consideração”. Em uma delas, escreveu: “tô indo para um lugar tão distante que nem sei a onde fica, mas vou”. No entanto, sua última publicação destacava uma ação social na qual participou no sábado (12), onde foram distribuídos 600 cachorros-quentes para crianças.

Amigos de Everson manifestaram preocupação com seu sumiço nas redes sociais. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito e confidencial para quem precisa conversar, disponível 24 horas por telefone, e-mail e chat.

Politica

Rotam recupera veículo roubado e prende quatro pessoas por tráfico de drogas e receptação

Published

2 horas ago

on

13 de outubro de 2024

Anúncio

Em duas ações distintas, Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) prenderam, na noite deste sábado (12.10), quatro homens suspeitos por tráfico de drogas e receptação de veículos, em Cuiabá. Na ação, as equipes apreenderam porções de entorpecentes e recuperaram um veículo roubado em Várzea Grande.

Leia Também:  Brasil tem dia atípico e preços mistos da soja; vendedores seguem afastados

Por volta das 19 horas, os policiais militares realizavam patrulhamento de rotina pela Avenida dos Trabalhadores, momento em que se depararam com um veículo HB 20, com registro de roubo na Região Metropolitana da Capital.

Na ocasião, a vítima registrou um boletim de ocorrência relatando que havia sido rendida por três suspeitos ao sair de casa, no bairro Construmat. Sob ameaças, os suspeitos realizaram transferências bancárias via Pix.

Conforme o relato, os indivíduos levaram da casa R$ 31 mil em espécie, o veículo HB 20, um Toyota Corola e outros pertences pessoais. Eles fugiram da casa e ainda efetuaram compras com cartão bancário da vítima.

Ao ser detido pelos policiais militares, o suspeito alegou que outro comparsa estava com o Toyota, mas se dispersaram. À PM, o homem confessou que receberia R$ 400 para o transporte do veículo até o bairro Três Barras, em Cuiabá.

Ainda na noite deste sábado, já no bairro Dr. Fábio, os policiais militares da Rotam flagraram um homem comercializando entorpecentes, em frente a uma residência localizada na Rua Roberto França. O suspeito foi abordado e detido em flagrante.

Com eles, foram encontrados três porções de substância análoga à maconha. Os policiais ainda identificaram outros dois homens dentro do imóvel, que tentaram correr para os fundos do imóvel.

Na casa, os policiais recolheram cinco aparelhos celulares, porções de maconha, duas facas, duas balanças de precisão, uma porção de cocaína, outra de pasta base e materiais para embalagem e comercialização das drogas.

Os suspeitos e todos os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

Anúncio

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Politica

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em assassinato de dono de boate

Published

3 horas ago

on

13 de outubro de 2024

NO COMANDO GERAL/ TV CUIABÁ13/10/2024 – 10:02

Jovem de 16 anos é morto a tiros dentro de supermercado em Barra do Bugres

Conteúdo/ODOC – Um adolescente de 16 anos, identificado pelas iniciais G.W.O.R.,  foi assassinado na tarde deste sábado (12), dentro de…

Agro MT

Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA