AGRONEGÓCIO

Pecuarista investe em floresta em pé e fatura mais com observação de aves do que com a criação de gado

Publicado em

pecuarista-investe-em-floresta-em-pe-e-fatura-mais-com-observacao-de-aves-do-que-com-a-criacao-de-gado

O Governo de Mato Grosso lançou, neste sábado (24.05), a segunda etapa das obras de readequação e ampliação da Feira do Produtor Rural em Chapada dos Guimarães, com um investimento de R$ 4,3 milhões. A obra, que ocupará um espaço de mais de 4.000 m², beneficiará a agricultura familiar com a comercialização direta dos produtos e fomentará o turismo na região.

A feira, com estrutura moderna será em um ponto importante de comércio e turismo, assim como a revitalizada Praça Dom Wunibaldo, como destacou o prefeito de Chapada, Osmar Froner.
Prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, disse que feira será um novo atrativo turístico – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT 

“Quero manifestar o olhar especial do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta para Chapada, na sua alavancada de desenvolvimento, tanto para o turismo quanto para a agricultura familiar. Hoje, vivemos basicamente de duas atividades, que são o turismo, com 4.300 casas de veraneio, que movimentam essa feira, e a agricultura familiar, que estamos retomando agora muito forte”, declarou.

Segundo o prefeito, Chapada dos Guimarães, de 18 mil habitantes, atrai até 10 mil visitantes nos finais de semana, que aproveitam para comprar alimentos frescos e de qualidade dos produtores locais. 

O processo licitatório, realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) em parceria com a Seplag, teve como vencedora a SAMEDAL Engenharia Projetos e Construções LTDA. A empresa apresentou uma oferta de R$ 4,3 milhões para a execução desta fase da obra.

Leia Também:  “Hoje posso dormir com tranquilidade porque tenho o documento da minha casa”, declara morador ao receber escritura definitiva do Governo de MT

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, afirmou que a feira é um sonho antigo dos moradores e era aguardada há mais de 40 anos.

“Essa é uma conquista de décadas de luta dos feirantes. Com essa nova fase, a cobertura e o conforto aumentarão o valor dos produtos e trarão mais turismo para a região. Fizemos a primeira parte, mas agora o governador Pivetta e o governador Mauro determinaram essa segunda obra, que é muito importante. A cobertura, o conforto, o turismo que vai vir para eles, vai agregar muito valor para os produtos deles, que eles tanto lutam no sol e na chuva para produzir, e agora, no conforto, se Deus quiser, em mais uns seis meses, um ano, estará tudo pronto, e nós vamos entregar para eles”, disse.

Para o secretário Basílio Bezerra, de Planejamento e Gestão, o local deve se tornar um grande atrativo turístico.

“O Governo de Mato Grosso tem um diferencial, que é olhar para todas as áreas da sociedade. Essa feira também vai atender a população de Chapada, que tem a feira como grande ponto de referência. Acreditamos que futuramente, além de atender a demanda específica dos feirantes, também se tornará um ponto turístico. No próximo inverno, deveremos estar aqui, não mais embaixo de sol e chuva, mas debaixo de uma cobertura bem tranquila”, enfatizou.

Ele também destacou a participação da Seplag na elaboração do projeto de construção da feira. 
Feira é a oportunidade de comprar diretamente dos produtores familiares – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT 

Leia Também:  CAFÉ/CEPEA: Colheita está em fase final; chuvas limitam atividades

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou a importância da feira e o apoio do governo aos pequenos produtores.

Anúncio

“Aqui, uma das poucas feiras, você tem contato direto com o próprio produtor, o que faz toda a diferença. Esse é um diferencial competitivo da Feira de Chapada. É um comércio afetivo, não é apenas um mercado de negócios, é um lugar de troca de sentimentos e união. A satisfação dos produtores é evidente, e o Governo está comprometido em realizar esse sonho, pontuou.
Imagem do projeto da obra Feira do Produtor 

A feira

A nova estrutura incluirá 76 boxes para produtores, 55 vagas de estacionamento, uma praça de alimentação, câmaras frias para armazenamento dos produtos e cobertura.

A feira será expandida em um terreno de 4.318,50 m², com uma área construída de 2.293,03 m². A estrutura contará com materiais de alta qualidade, incluindo bancadas de granito cinza andorinha, estrutura metálica e piso drenante, garantindo durabilidade e funcionalidade ao espaço. A previsão de conclusão da obra é de 1 ano e 6 meses a partir deste sábado, quando foi dada a ordem de serviço.

Também participaram da cerimônia de lançamento o secretário de Segurança Pública, César Rogério; a secretária de Assistência Social, Grasi Bugalho, e o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA