Search
Close this search box.

BRASIL

Governo Lula amplia estado de calamidade a 6 cidades no litoral de SP

Publicado em

Estragos após chuvas em São Sebastião
Reprodução / Instagram Prefeitura de São Sebastião – 19.02.2023
Estragos após chuvas em São Sebastião


O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional , Waldez Góes (União Brasil), comunicou nesta segunda-feira (20) que seis municípios do litoral Norte de São Paulo estão em estado de calamidade pública. Essas cidades foram afetadas por tempestades ao longo do fim de semana.

Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião sofreram com chuvas extremas, causando transtornos na região. Ao longo de domingo (19), ocorreram causaram deslizamento de terra, bloqueio de rodovias, queda no fornecimento de água e energia e mortes.

Apenas São Sebastião teve o estado de calamidade pública decretado no Diário Oficial da União. Os outros municípios devem entrar na lista ainda na tarde de hoje. Isso permitirá que os governos federais e estaduais enviem recursos, apoio logístico e equipamentos para o litoral Norte de maneira mais rápido.

“Já estamos com equipes técnicas trabalhando no plano de reconstrução e prestando assistência humanitária às vítimas. Estão sendo distribuídos cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza das residências, kits dormitório, água e refeições”, afirmou o ministro, em seu perfil nas redes sociais.

Leia Também:  Lewandowski assumirá cargo de árbitro titular em tribunal do Mercosul

“Nos próximos dias, iremos trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, unidades habitacionais e de toda a infraestrutura pública afetada”, completou Waldez Góes.

Vítimas

Subiu para 36 o número de mortos  em decorrência das chuvas no litoral norte  paulista. Somente em São Sebastião, 35 pessoas morreram após temporais devastarem a cidade. Em Ubatuba, há uma vítima. A última atualização é da noite desse domingo (19).

Anúncio

Segundo dados do governo de São Paulo, mais de 550 pessoas tiveram que deixar as casas em que vivem no litoral após as tempestades. Até as 19h de ontem, foram contabilizadas 228 desalojados, que se deslocaram para casas de parentes, e 338 desabrigados, que foram encaminhados a abrigos públicos.

Para ajudar as pessoas que foram afetadas pelos estragos da chuva , prefeituras e Organizações Não-Governamentais (ONGs) estão arrecadando doações  em dinheiro ou itens básicos.

Veja como ajudar:

Para quem mora na região, a Prefeitura de São Sebastião está arrecadando itens pessoalmente.

O que doar?

– Água potável; – Alimentos não perecíveis; – Materiais de limpeza; – Água sanitária; – Roupas; – Calçados; – Itens de higiene pessoal; – Roupas de cama; – Fraldas infantis e adultas; – Colchões; – Móveis; – Eletrodomésticos; – Ração para pets.

Leia Também:  Governo manda recolher lotes de feijão impróprios para consumo

Para saber mais detalhes,  clique no link aqui.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA