BRASIL

Onda de frio mata mais de mil bovinos no Mato Grosso do Sul

Publicado em

Mais de mil bovinos morreram por causa do frio no Mato Grosso do Sul
Reprodução/redes sociais
Mais de mil bovinos morreram por causa do frio no Mato Grosso do Sul

A onda de frio que atinge o país neste fim de semana matou 1.071 bovinos em cidades do Mato Grosso do Sul, segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Para as autoridades, os animais sofreram hipotermia após a queda brusca de temperatura no estado.

Na madrugada de sábado (17), Campo Grande registrou média de 7°C, a menor temperatura registrada neste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região do Pantanal foi a mais afetada pela onda de frio.

A maioria das mortes ocorreu no Pantanal sul-mato-grossense. No entanto, há mortes registradas em cidades do sul do estado e nas divisas com São Paulo e Paraná.

A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Progressistas-MS), classificou o momento como “difícil” e reafirmou a necessidade de apoio aos agricultores da região.

“No meu Estado, o Mato Grosso do Sul, o frio das últimas madrugadas deixou um rastro de tristeza nos pastos, com mais de mil bovinos, muitos ainda bezerros, mortos. E a previsão de baixas temperaturas pode vitimar mais cabeças de gado. Momento difícil para os produtores rurais atingidos, que precisarão de apoio”, disse a parlamentar em uma rede social.


Alternativa para os bovinos

Para evitar as mortes dos animais, um produtor rural optou por criar uma fogueira para os bovinos se aquecerem. O caso aconteceu na cidade de Itaquiraí (MS) e ganhou repercussão nas redes sociais.

Anúncio

Em vídeos compartilhados na internet é possível o gado próximo à brasa da fogueira para de aquecerem. A alternativa foi encontrada para evitar a exposição dos animais a quedas bruscas de temperatura.

Leia Também:  Torres entrega senhas falsas de celular e Moraes pede explicações

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA