BRASIL

Prefeitura oferecerá curso sobre primeiríssima infância a funcionários

Publicado em

Prefeitura de São Paulo
Reprodução – 16.09.2022
Prefeitura de São Paulo


Com o objetivo de qualificar os serviços dedicados às crianças de 0 a 3 anos, a Prefeitura de São Paulo irá capacitar de forma integrada, em curso oferecido na plataforma EAD da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP, profissionais das redes de atendimento municipais, especialmente, da saúde, assistência social, educação e direitos humanos e cidadania.

A primeira turma do curso “Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância” tem início com 600 agentes públicos que foram selecionados entre mais de 2 mil inscritos. No dia 03/10, a professora Drª Renata Bichir (EACH/USP)* irá ministrar a aula inaugural do curso para tratar da importância da articulação intersetorial.

O Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância foi instituído em 2020 pela Prefeitura de São Paulo e elaborado no âmbito da Comissão Técnica da Primeira Infância.

O processo também teve a participação de equipes técnicas das secretarias envolvidas (SGM, SMS, SMADS, SME e SMDHC) e dos representantes dos Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância, que são instâncias estratégicas na governança da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância com atuação nas 32 subprefeituras.

Leia Também:  'Ela caía demais', diz padrasto sobre menina morta sob investigação de maus-tratos

“Com este curso, vamos oferecer condições para que os profissionais da ponta possam implementar o Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância e, assim, efetivar a intersetorialidade no atendimento da primeira infância.

Por meio do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, cuidamos para que a primeira turma priorizasse a presença dos integrantes dos Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância e de profissionais com atuação em 3 dos 15 distritos prioritários da primeira infância (Brasilândia, Cidade Tiradentes e Jardim Ângela).

Anúncio

Será um curso permanente e, nos próximos meses, teremos novas turmas, até atingir a meta de 200 mil agentes públicos”, conta o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de São Paulo, Alexis Vargas.

O curso tem 24 horas de duração e visa capacitar os agentes públicos envolvidos no atendimento a gestantes, crianças de 0 a 3 anos e suas famílias para a efetiva implementação do protocolo. Desde o dia 28/09, os integrantes da primeira turma já podem acessar as aulas de maneira assíncrona na plataforma da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP.

Leia Também:  Prefeitura confirma segundo óbito por coronavírus em Rondonópolis; cidade tem 50 casos

A metodologia do curso foi desenvolvida em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o Instituto Tellus. O conteúdo está dividido em seis módulos, descritos a seguir:

• [Módulo 1] Introdução às Políticas Públicas para a Primeira Infância • [Módulo 2] Primeiríssima Infância e o Instrumento “Jornada de Oferta Básicas” • [Módulo 3] Intersetorialidade e o instrumento “Integração para Acesso” • [Módulo 4] Fluxos de Alerta • [Módulo 5] Fluxo de Alerta – Atenção à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência • [Módulo 6] Fluxo de Alerta – Atenção à Gravidez na Adolescência

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA