BRASIL

Sônia Guajajara afirma que Funai fica no Ministério da Justiça

Publicado em

Sônia Guajajara
Reprodução
Sônia Guajajara

Sônia Guajajara (PSOL), deputada eleita pelo estado de São Paulo, afirmou nesta sexta-feira (23), que a Fundação Nacional do Índio ( Funai ) deve se manter no  Ministério da Justiça a princípio.

Além disso, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) seguirá para o  Ministério da Saúde. Segundo a deputada, o  Ministério dos Povos Originários , pasta criada para o governo do presidente eleito Lula, deve ter uma atuação mais voltada para a articulação do que na execução.

“Estamos tentando definir os temas que iremos priorizar no ministério, para começarmos a apresentar propostas. Estamos pensando em qual será a missão do ministério, precisamos entender se será uma pasta de articulação ou mais executiva. A princípio será de articulação, até porque o orçamento de 2023 ainda não contempla o ministério”, disse  Guajajara  no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), local onde está funcionando o governo de transição do presidente eleito Lula.


Ministério dos Povos Originários

O presidente eleito Lula afirmou na última quinta-feira (17) que um dos seus objetivos a partir de 2023 é fazer com que o Brasil sirva de exemplo de país na reparação dos danos causados aos povos indígenas . A declaração foi feita durante sua participação em um fórum com indígenas na COP27.

Durante as eleições 2022, o presidente eleito prometeu que criaria o Ministério dos Povos Originários , o que reforçou na última quinta. A favorita para assumir a pasta é a deputada federal eleita Sônia Guajajara .

Preocupação dos povos originários

Beto Marubo , líder indígena do Vale do Javari , afirmou nesta terça-feira (22) que lideranças indígenas estão preocupadas que os povos isolados não sejam atendidos pelo governo federal. Ele declarou que torce para que o presidente eleito Lula faça o  Ministério dos Povos Originários  a “cara dos povos indígenas ”.

Beto relatou que o governo de transição não chamou a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) e o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato para participar da equipe técnica que vai coordenar o setor.  A transição optou por chamar líderes, deputados indígenas e estudiosos.

Advertisement

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça capacita estagiários de Direito


Fonte: IG Nacional

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA