BRASIL

SP: 3 mil pessoas em situação de rua vão trabalhar em órgãos públicos

Publicado em

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura do município, está convocando 2.715 inscritos do programa Bolsa Trabalho para que se apresentem, a partir de segunda-feira (26) até 30 de setembro, a um dos postos de atendimento da prefeitura. A convocação foi publicada neste sábado (24) no Diário Oficial do Estado. Após o comparecimento aos endereços descritos na publicação, os beneficiários do Programa serão encaminhados às vagas para iniciar as atividades laborais a partir de 1º de outubro em órgãos públicos, municipais ou estaduais.

O Programa Bolsa Trabalho para pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade social da cidade de São Paulo conta com bolsa-auxílio de R$540 mensais para quatro horas diárias de trabalho, cinco dias por semana, até o final do ano. Além disso, os participantes passam por um curso de capacitação profissional. Ao todo, 10 mil pessoas serão beneficiadas na cidade.

Leia Também:  Novo garimpo de MT tem ‘10 kg de ouro por buraco; "pessoas sobem a serra igual formiga", diz morador

“Estamos falando de um programa que busca ajudar a uma parcela da população muito vulnerável que precisa do auxílio do Estado nesse primeiro passo para a reinserção no mercado de trabalho”, comenta Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico. “O objetivo é que a iniciativa ajude nesse recomeço, na recuperação da autoestima, uma oportunidade de transformação social.”

Os participantes do programa foram cadastrados previamente por equipes técnicas da prefeitura que mantiveram contato para o pré-cadastro de albergados e de pessoas em vulnerabilidade social interessadas no programa. A prioridade para o preenchimento das vagas foi estabelecida para pessoas em situação de rua, mulheres arrimo de família, com maior tempo de desemprego e faixa etária avançada.

O Programa no estado

Reformulado em 2021, o Bolsa Trabalho ofereceu 30 mil vagas no último ano. Em janeiro deste ano, o Governo de SP anunciou 150 mil vagas para 2022 com prioridade para mulheres, 94% das vagas na primeira etapa foram preenchidas por elas. Para a maior expansão do Bolsa Trabalho na história, foram investidos mais de R$ 415 milhões.

Leia Também:  TRAGÉDIA: Acidente entre carro e ônibus mata 3 pessoas. VEJA FOTOS

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance. No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Anúncio

Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA