Search
Close this search box.

CIDADES

Bebê indígena morre de desnutrição em MT

Publicado em

Um bebê indígena de três meses morreu de desnutrição e desidratação há cerca de 6 km do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em São Félix do Araguaia, a 1.030 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (29), segundo a conselheira local do Conselho Regional de Saúde Indígena (Considi), Luciene Karajá.

 

 

A criança indígena sofria há 15 dias com diarreia. Ela já estava sem forças e morreu de desnutrição, na Aldeia Santa Isabel.

 

 

“O descaso é grande. É criança doente, desnutrida e morre por causa disso. É difícil”, desabafa a presidente da Associação Indígena do Vale do Araguaia (ASIVA), Eliana Karajá, 51 anos.

 

 

Anúncio

 

O g1 entrou em contato com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para obter informações sobre o assunto e aguarda retorno.

 

 

 

Saúde precária

Houve redução nos gastos com a saúde indígena, segundo os próprios funcionários. Inclusive, uma discussão recente por causa disso gerou repercussão.

 

 

 

Anúncio

Um conselheiro do Considi, Juanahu Iny Tori, questionou os gastos com combustíveis para a realização de o curso de capacitação ‘Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância’, entre os dias 22 e 26 de novembro.

Leia Também:  Jovem descobre traição do marido, eles trocam agressões e ela incendeia casa com a filha de 7 anos dentro

 

 

 

Juanahu teria sugerido que o combustível fosse usado no transporte e atendimento às crianças doentes em vez de ser utilizado no curso.

No áudio, o coordenador do Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI) do Araguaia, o suboficial reformado da Marinha, Ronalde de Barros Ramos, fala, entre outras coisas, que os índios citados não trabalham e não produzem nada e que têm que aprender trabalhar com os não-indígenas.

 

 

 

Em seguida, ele diz que é mestiço e que aprendeu a trabalhar.

Anúncio

 

 

 

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio do Ministério da Saúde, informou que a parte da conversa que foi gravada não apresenta a totalidade do diálogo, omitindo parte importante da conversa já em andamento.

 

 

 

Leia a nota na íntegra:

A Associação Indígena do Vale do Araguaia (Asiva) emitiu uma nota de repúdio, afirmando que “os relatos dos nossos parentes e que não é a primeira vez que o coordenador usa sua autoridade para humilhar os funcionários indígenas”.

Leia Também:  Canoa vira em rio e homem de 63 anos morre afogado

 

Anúncio

 

 

A Associação Indígena do Vale do Araguaia (ASIVA) juntamente com o coletivo de mulheres iny vem manifestar o nosso repúdio em decorrência frente o áudio do coordenador do DSEI Araguaia senhor Ronalde de Ramos Barros, de cunho racista, agressivo e preconceituoso contra os povos indígenas e profissional indígena que atua no distrito Araguaia. Desta forma, reiteramos o nosso profundo repúdio ao ocorrido. Lutaremos para que estes atos não ecoam de forma a que não encontrem respaldo.

 

 

Solicitamos o apoio dos povos indígenas do Brasil e defensores da causa indígena, ao ministério público para investigação e providências.

 

 

O áudio foi gravado pelo profissional e conselheiro distrital de saúde indígena. Os relatos dos nossos parentes e que não é a primeira vez que o coordenador usa sua autoridade para humilha os funcionários indígenas.

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Publicados

sobre

sala-do-empreendedor-de-lucas-do-rio-verde-e-campea-em-premio-do-sebrae

 (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Nesta semana, a Sala do Empreendedor, unidade ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, foi mais uma vez destaque no estado. Com 9.939 atendimentos em 2023, o coordenador Eleandro Kaiber recebeu o prêmio de 1º lugar no ranking estadual de atendimentos ao Microempreendedor Individual (MEI) do Sebrae Mato Grosso. A segunda colocação ficou com o município de Sorriso.

“Quando iniciamos esta jornada, nosso objetivo era claro, oferecer um serviço excepcional aos empreendedores da nossa cidade, apoiando seus sonhos e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Hoje, ao receber este prêmio, vejo que nosso trabalho árduo, dedicação e compromisso valeram a pena. Agradeço a cada colaborador, ao Sebrae, por reconhecer e valorizar nosso compromisso. Sua parceria e apoio foram fundamentais para nosso crescimento e sucesso. Agradeço, também, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto e ao prefeito Miguel Vaz, por dar total apoio para desenvolvermos nosso trabalho com excelência”, comemorou o coordenador da Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde, Eleandro Kaiber.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz comemorou o prêmio e destacou o comprometimento do Executivo Municipal com o fortalecimento do empreendedorismo no município.

“Para nós é um orgulho receber esse prêmio em referência aos atendimentos que realizamos aos microempreendedores luverdenses. Parabéns ao Eleandro e ao secretário Welligton pela excelência no trabalho junto aos nossos empreendedores. Agradeço muito a parceria com o Sebrae, que muito contribui para o desenvolvimento do pequeno empreendedor do nosso município. Valorizamos aqueles que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico em Lucas, pois, ao apoiar os pequenos empreendedores, estamos investindo no crescimento futuro, incentivando a criação de empregos, oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  VÍDEO: Adolescente saca faca e ameaça matar colega na porta de escola

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto enfatizou os trabalhos realizados pela Administração Municipal em benefício dos empreendedores do município.

“Esse prêmio é muito importante porque mostra que a gente está oferecendo atendimento de qualidade para os microempreendedores do município e a gente também está dando atenção ao que precisa para que o desenvolvimento econômico aconteça com qualidade. A Sala do Empreendedor registrou um aumento bem significativo no número de atendimentos, passando de 1.892 em 2021 para 9.939 em 2023. Meus parabéns ao Eleandro por mais essa conquista. Parabéns ao Sebrae pelo reconhecimento e parceria e ao prefeito Miguel, que tem nos dado todo o suporte para avançarmos nos trabalhos em benefício do setor”, ressaltou o secretário.   

Reconhecimento

Nos últimos 3 anos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem se empenhado em criar um ambiente favorável para o surgimento e prosperidade de empreendedores locais. Por meio de iniciativas como o fortalecimento da “Sala do Empreendedor”, a Administração Municipal tem colocado em prática medidas concretas para incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de micro e pequenas empresas no município.

Leia Também:  URGENTE: Homem esfaqueado e da entrada em PSF de Lucas do Rio Verde

E esse compromisso com o empreendedorismo não passa despercebido. A Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde também foi reconhecida pelo Sebrae com o Selo Ouro em excelência em atendimento em 2023 e conquistou o segundo lugar em 2022. Essas premiações refletem não apenas a qualidade dos serviços, como também o impacto positivo das iniciativas governamentais na vida dos empreendedores locais.

Anúncio

Perspectivas futuras

Com um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo, Lucas do Rio Verde se posiciona como um verdadeiro polo de desenvolvimento econômico e social na região. O compromisso contínuo da Administração Municipal, aliado ao espírito empreendedor da comunidade local, promete um futuro próspero para todos aqueles que apostam no potencial de Lucas do Rio Verde como um lugar para realizar seus sonhos empreendedores.

A Sala do Empreendedor fica na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná nº 766, no Centro. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 13h. Telefone (65) 3548-2583 e WhatsApp (65) 99217-0203.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA