CIDADES

Centenas de peixes são encontrados mortos no rio teles pires no Nortão

Publicado em

 Pescadores registraram neste sábado (10) um novo episódio de mortandade em massa de peixes no rio Teles Pires, próximo à Usina Hidrelétrica de Sinop. As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram centenas de animais mortos flutuando nas águas, levantando preocupações sobre os impactos da atividade humana no ecossistema local.

Histórico de Mortandades

Este não é o primeiro caso de morte em massa de peixes na região. Em 2020, um evento similar causou a morte de centenas de peixes de diversas espécies, sendo atribuído à seca e à redução do nível das águas. No ano anterior, uma manobra irregular na operação da usina resultou na morte de 13 toneladas de peixes, o que gerou uma multa de R$ 50 milhões por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Impactos Ambientais e Investigações

A repetição de eventos como este levanta sérias questões sobre os impactos da construção e operação da usina hidrelétrica no ecossistema do rio Teles Pires. A comunidade científica e ambientalistas alertam para os riscos de desequilíbrio ambiental e perda da biodiversidade causados por grandes empreendimentos hidrelétricos, como a alteração dos fluxos de água, a fragmentação de habitats e a morte de peixes.

Leia Também:  Homem estupra e mata amiga de infância

A reportagem entrou em contato com a SEMA para obter mais informações sobre o caso e as medidas que estão sendo tomadas para investigar as causas da mortandade e prevenir novos incidentes. Até o momento, o órgão ambiental não se manifestou.

NOTA À IMPRENSA

A Sinop Energia informa que está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem.

Até o momento, não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A UHE Sinop opera em estrita obediência aos protocolos desenvolvidos por especialistas e aprovados pelas autoridades.

Anúncio

A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental, e continuaremos a trabalhar em conjunto com especialistas e órgãos ambientais para garantir a proteção da biodiversidade em nossa área de atuação.

Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e fornecer atualizações conforme novos dados sejam obtidos.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA