Search
Close this search box.

CIDADES

Cuiabá engolida por fumaça lembra cenário apocalíptico; veja vídeo

Publicado em


Legenda: REPORTER MT

Cuiabá passou por uma mudança climática radical e, em três meses, ficou “sem vida”, perdeu suas cores. O céu azul foi tomado por uma fumaça tóxica oriunda dos incêndios florestais. O Pantanal registra a maior queimada da história, mas o fogo não está só ali. Há várias outras regiões do Estado queimando. Outros recordes foram o de temperatura mais alta na Capital, 42,7 graus, e a umidade relativa do ar mais baixa, 4%. 

 

 imagens do mês de maio com o mês de setembro, feitas de drone na Arena Pantanal, onde é possível ver a alteração brusca de cenário. 

 

Na foto feita no dia 27 de maio, há um céu límpido e azul, acompanhado de um verde intenso da área de vegetação que fica na região. Já na imagem desta sexta-feira (18/09), o panorama muda radicalmente. A região está encoberta de fumaça e é quase impossível ver as casas que cercam o estádio. As plantas estão extremamente secas e sem vida, alguns pontos aparecem “pelados”. 

Leia Também:  Projeto aprovado na Câmara Municipal declara Rio Cuiabá como monumento natural e paisagístico do município

 

Além do ar irrespirável, a falta de umidade e o calor ainda vão continuar. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc), o sábado (19) terá a mínima de 25 graus e a máxima de 41 graus em Cuiabá. Já o domingo (20), tem mínima de 27 graus e máxima de 40 graus. Na segunda o tempo pode mudar, mas a previsão é de chuva negra para a cidade. 

 

Um site de notícias conversou com o doutor em Climatologia e coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Nacional de Brasília (UNB), professor Rafael Rodrigues de França, que explicou que a cidade enfrentará esse fenômeno devido a uma substância que vem das queimadas.

Anúncio

 

“Há sim [risco de cair chuva preta], porque, de fato, tem sido um ano excepcional do ponto de vista dos incêndios florestais. O produto resultante dessas queimadas, desses incêndios, vai para a atmosfera”, aponta Rafael.

 

“A chuva lava a atmosfera. Quando ela faz essa lavagem ela transporta tudo isso que está em suspensão, todo esse material particulado suspenso. Tanto é que depois da chuva a atmosfera fica límpida, o ar fica bem agradável, a qualidade do ar melhora muito”, disse.  ,

 

Leia Também:  Cuiabá e Bragantino vencem; Tombense e Luverdense empatam

Compare a vista da Arena Pantanal:  

Fonte: REPORTER MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA