Search
Close this search box.

CUIABÁ

Espaço Mulher – Outubro Rosa já contabiliza quase 700 consultas e 630 mamografias liberadas

Publicado em

Emanoele Daiane

Clique para ampliar

Os primeiros quatro dias de atendimento especialmente delineados para atendimento às mulheres, no Espaço Mulher – Outubro Rosa, na Praça Alencastro, já computa  quase 700 consultas médicas e 630 mamografias liberadas com data e hora marcada para realização. O levantamento aponta ainda 242 exames preventivos de câncer de colo de útero (CCO) foram realizados, além de 306 coletas de sangue e urina que resultam em  2.448 tipos de exames.

Uma grande estrutura foi criada na Praça Alencastro desde o dia 20 deste mês e se estenderá até o dia 04 de novembro, por iniciativa da Secretaria da Mulher, Núcleo da Primeira-dama Marcia Pinheiro,  em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Os exames de CCO e de sangue são realizados no local. Já, as mamografias são agendadas e liberadas através da Central de Regulação ali mesmo. Alguns desses pedidos com data já agendada aguardam o retorno das pacientes para pegá-los.

 ntre os atendimentos dois casos chamam à atenção para os cuidados preventivos em relação à saúde da mulher. Duas adolescentes com nódulos nos seios foram atendidas e encaminhadas para avaliações mais criteriosas, sendo uma de 13 e a outra de 16 anos. No caso de A.L.C.A., 16 anos, são vários nódulos.

Leia Também:  Semob reforça que, além de ser obrigatório, o uso do cinto contribui para a diminuição de mortes no trânsito

“Minha sobrinha está com 25 nódulos no seio. Ainda não sabemos detalhes, mas saímos daqui da Praça Alencastro com a certeza que um médico mastologista vai consultá-la na semana que vem, dia 28. Já está agendado, graças a Deus. E nesta quarta-feira (26) ela retorna para fazer os exames de sangue, tudo muito rápido”, explicou a tia O.S..

A tia mora no Distrito da Guia e a jovem em Rosário Oeste. Ela disse que em maio a sobrinha havia realizado uma ultrassonografia e apontava um nódulo, então ela não perdeu a oportunidade do Outubro Rosa na Praça Alencastro e foi buscar a A.L.C.A para consultar. “Não podemos menosprezar qualquer sintoma ou anormalidade em relação a nossa saúde. De maio para cá já são vários nódulos. Trouxe ela e vamos correr atrás para verificar isso com mais cuidado, nos assustamos com o aumento dos nódulos. Essa ação desenvolvida pela prefeitura de Cuiabá é uma chance para muitas mulheres”, disse.

O caso de V.P., 13 anos, também já foi avaliado por profissionais e, segundo a mãe Adriana Pereira, trata-se de uma má formação, mas que não precisará de cirurgia. “Ela passou por todo atendimento médico e avaliação e fomos orientadas que a cada seis meses ela precisa passar por acompanhamento. Então, agora é seguir as orientações e não descuidar”, disse a mãe ao agradecer o desempenho e agilidade dos médicos. Como são moradoras de Várzea Grande, sente-se aliviada porque não encontrará dificuldades de locomoção para continuidade do atendimento.

Anúncio

Mamografias liberadas

Leia Também:  Consultoria do Senado lança Painel Orçamento Mulher

Alguns pedidos de mamografias aguardam as respectivas pacientes para pegar a autorização do agendamento. São exames que foram liberados um dia após o atendimento, devido à sobrecarga do sistema nos primeiros dias da ação. Depois o sistema foi normalizado e a liberação acontece quase que instantaneamente.  

Portanto, a equipe da Central de Regulação solicita que essas pacientes busquem na Praça Alencastro, onde passaram pelo atendimento porque as mamografias já estão agendadas.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio


MAIS LIDAS DA SEMANA