A conquista pelo primeiro emprego é o sonho dos adolescentes que desejam ingressar no mercado de trabalho e dar início a uma carreira profissional bem sucedida. Na Prefeitura de Cuiabá, o cenário já faz parte da realidade de mais 180 jovens acadêmicos, lotados atualmente em 18 Secretarias que compõem o Executivo Municipal.
Todo o acompanhamento, coordenação e suporte a esses colaboradores é uma atribuição da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), comandada por Francisco Vuolo.
A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais – em contraturno ao período escolar, seguida de remuneração e auxílio transporte, no regimento contratual de 12 meses, podendo ser prorrogado por menor ou igual período, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pelas etapas de recrutamento e seleção dos candidatos, respectivamente.
“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre teve esse olhar atento e humanizado. Sabemos que a arte de ensinar, dar a primeira oportunidade, é um desafio que requer dedicação por parte dos gestores, tanto da iniciativa pública, quanto privada. A Prefeitura de Cuiabá, pensando nas futuras gerações, abriu as portas para receber cada um deles, dando a chance à esperança de poder ter uma vida melhor, transformando-os em cidadãos íntegros e de bem”, disse Vuolo.
A coordenadora de estágios da SMATED, Fernanda Rodrigues, pontuou que a permanência dos estagiários na administração pública, depende exclusivamente dos resultados obtidos nas demandas recebidas. “Aqui eles têm a oportunidade de aprender na prática como funcionam as profissões escolhidas ou que desejam trilhar, por meio de vivências. A atuação de cada um deles é avaliada de forma criteriosa e contribuem diretamente para a continuação de sua permanência aqui. Estamos muito contentes com todos e desejamos que a parceria perdure ainda mais”, acrescentou.
Benedito Neto, consultor do CIEE, afirmou que a cada 10 estagiários contratados, sete são efetivados pelas organizações. “A Prefeitura de Cuiabá possui um diferencial, onde a maioria dos municípios contratam apenas estudantes de nível superior e aqui na cidade não, abarca todos os níveis, abrindo de fato o espaço para empregabilidade, a partir dos 16 anos, onde 70% obtém sucesso em suas participações, trilhando ótimos caminhos”, declarou.
O estagiário Davi Cunha, de 18 anos, matriculado no curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS), atua na repartição de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cuiabá, evidenciou os aprendizados constantes adquiridos desde seu ingresso.
“Quando cheguei meu supervisor me recebeu muito bem, explicou como funciona o setor. Estou aprendendo bastante e muito feliz em trabalhar aqui”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT