APÓS CONFRONTO

Grileiros comemoram liberdade com cerveja e churrasco em Cuiabá; veja vídeos

Confusão foi registrada numa área invadida por dezenas de pessoas

Publicado em

A liberação dos oito grileiros de terras que tinham sido detidos numa ação da Polícia Militar, foi comemorada com cerveja e churrasco na noite desta terça-feira (14), em Cuiabá. Os homens com idades de 21 a 51 anos, foram detidos no Assentamento Flor do Leste, na região de Chácaras São João, onde passa o Cortorno Leste (nova avenida ainda em fase de construção), por tentarem impedir a entrada de equipes do Batalhão Ambiental que buscava fazer um levantamento de danos causados pelos invasores. Houve confronto com tiros de borracha, gás de pimenta, e agressões policiais.

 

Nas redes sociais, o movimento Associação Brasil Sem Teto comemorou a liberdade dos oito homens. “Liberdade aos nossos companheiros, não tinha moto roubada não tinha nada de ilegal contra nosso guerreiros. Delegado teve o entendimento que nada para manter a prisão, eles tentaram criminalizar nosso movimento nos tratando como animais”, diz uma das publicações.

 

Outro registo mostra os homens comemorando com cerveja. A publicação diz que os sem tetos são fortes e merecem a descontração após a batalha por moradia neste estado com vastas áreas verdes para plantação de milho e soja, “370 mil famílias sem teto, que moram na rua ou dividindo alimentação com aluguel ou nesse momento sofrendo despejo. Esse estado tão rico é cada vez mais rico para os ricos. Na luta por igualdade, por um direito constitucional sofremos represálias, balas de borracha, balas letais, cadeias, porém não intimida, nossa luta continua”, diz a postagem.

Leia Também:  Viva o Feriado em Cuiabá: Hoje tem apresentação infantil na Orla do Porto, samba de raiz e muito mais; Confira programação

 

 

Os invasores foram presos durante uma ocorrência do Batalhão Ambiental que depois teve reforço de equipes da Força Tática e Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). Os militares solicitaram apoio após serem agredidos pelos populares durante um serviço de fiscalização referente aos crimes ambientais praticados pelos invasores, como desmatamento e destruição da vegetação natural. Em relato, os militares afirmam que foram impedidos de realizar os trabalhos pelos moradores e então tiveram que intervir com uso da força.

 

Anúncio

 

As equipes da Força Tática e Rotam estiveram no local e entraram em confronto com alguns ocupantes do local, resultando na detenção de oito envolvidos na invasão. Os policiais utilizaram munições de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta, para dispersar os manifestantes. Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver a polícia agindo com extrema agressividade golpeando um homem com o cassetete. “Os invasores utilizavam pedaços de pau e galhos para obstruir e agredir os policiais, gritando que ali era Comando Vermelho”, descreve trecho do boletim.

Leia Também:  VEJA O VÍDEO: Idoso sofre queimaduras, ao ter casa destruída por incêndio, em MT

 

 

Os moradores afirmam que os policiais usaram força excessiva na ação. Vídeos encaminhados por populares que estariam no local, mostram que os policiais agiram com truculência e agrediram moradores.  Conforme uma das imagens, um homem aparece caído próximo de uma cerca, rodeado por uns três policiais, sendo que um deles teria agredido o homem com chutes e socos. Um policial ambiental chega a tirar uma mulher que tenta se aproximar e tentar intervir nas agressões.

 

 

Em outro vídeo, populares gritam que uma mulher foi agredida pelos policiais, no momento em que a mulher aparece amparada por dois homens. A assessoria da Polícia Militar, e indagou sobre as agressões, e foi informada que os vídeos foram passados para o Comando da PM.

 

 

Anúncio

Veja vídeos:

 

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA