CUIABÁ

Festival Alencastro celebra os 140 anos de história da primeira praça pública de Mato Grosso

Publicado em

Emanoele Daiane

Clique para ampliar

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, participou nesta terça-feira (04) do lançamento do Festival Alencastro, que será realizado no dia 28 de outubro, na Praça Alencastro. O evento é alusivo aos 140 anos da primeira praça pública de Mato Grosso. 

“É com muita alegria e satisfação que a Prefeitura de Cuiabá é parceira desse grandioso evento que irá celebrar a memória da primeira praça pública. Como sempre digo, uma cidade sem passado é uma cidade sem futuro”, declarou o secretário de Cultura durante o ato de lançamento.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem o compromisso com a qualidade de vida da população cuiabana. Tanto é, que tem trabalhado na revitalização e construção de novas praças públicas. Até o momento, mais de 150 novas praças foram construídas e entregues à sociedade. É uma gestão que se preocupa com gente e trabalha para gente”, acrescentou o secretário.

Presente ao evento, o professor Aníbal Alencastro lembrou um pouco dos grandes acontecimentos ocorridos na praça desde o limiar do século XIX. “A praça era um dos principais pontos de encontro da cuiabania. Era nesse local que a sociedade se reunia aos finais de semana para irem ao Cine Teatro e comer a famosa ‘pipoquinha’. Além desses encontros, a praça também celebrou casamentos, manifestações populares, dentre outros. Lembrar dessa história é remeter-se ao passado. Comemorações dessa natureza são importantes para que as atuais gerações conheçam que a Cuiabá de hoje tem toda uma história registrada”, contou o professor.  

Leia Também:  Representantes das Polícias Civis se reúnem com transição de segurança pública da nova gestão federal

O Projeto Festival Alencastro propõe que a praça seja palco de grandes acontecimentos que façam com que a sociedade cuiabana tenha a oportunidade de revisitar o passado e ao mesmo tempo, mostrar a essa nova geração como se divertiam naquela época. “Será um dia inteiro de festividades. A última sexta-feira de outubro, 28, será um dia de celebrações e festividades. Estão todos convidados”, convidou o produtor cultural do Festival Alencastro, Jeferson Bertoloti.

O Festival é promovido pela Bemtivi Academia de Arte em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Assembleia Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Praça Alencastro

Anúncio

A praça Alencastro foi palco de grandes apresentações artísticas, de touradas, mas também, era o lugar onde as famílias se reuniam para conversar e se distrair. Era o lugar favorito dos casais de namorados. Diferente dos dias atuais, a praça não era tão acessível como agora. Hoje, ela pertence ao povo, sem restrição nenhuma, mas nem sempre foi assim.

Naquela época, os ‘grã-finos’, pessoas mais abastadas, se reuniam na parte interna onde havia bancos de madeira e os ‘plebeus’, na externa”, que ficavam observando como eles se divertiam. As pessoas eram atraídas pela beleza da Fonte Luminosa, atração que empolgava tanto os adultos, quanto as crianças. As águas coloridas pelo reflexo das luzes da fonte encantavam a todos, que aproveitavam também para se refrescar ao redor da fonte nas tardes quentes dos sábados, domingos e feriados de Cuiabá.

Leia Também:  Câmara concede Moções de Aplausos e Título de Cidadão Cuiabano nesta terça-feira, 04

Hoje, a praça Alencastro não é mais aquela pracinha de antes, mas continua sendo um lugar de circulação de pessoas, um palco de manifestações populares de lutas e protestos, de exposições de artes e de campanhas educativas. Atualmente, o espaço abriga a sede da prefeitura de Cuiabá e pode ser visitado 24 horas por dia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA