CUIABÁ
Secretaria Municipal da Mulher reforça canais para denúncias de violência doméstica e percorre bares e restaurantes
Na noite desta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal da Mulher e a Rede Municipal de enfrentamento à violência doméstica de Cuiabá, percorreram bares e restaurantes orientando funcionários e consumidores sobre o tema e reforçando os canais para denúncias, assim como a rede de proteção às vítimas. A secretária-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, o combate a violência doméstica é uma preocupação de todos da gestão já no dia a dia e a agora com início dos jogos da Copa do Mundo toda a rede entendeu a necessidade de realizar a campanha “Não deixe a violência entrar em campo”. Ela ainda destaca que existem estatísticas que nos dias de jogos de futebol registra-se aumento dos casos de violência.
“Tendo em vista a Copa do Mudo onde as pessoas vão se reunir e acabam consumindo bebidas de forma excessiva e achamos importante fazer essa campanha e chamar a atenção de todos e alertar para esses agressores que estamos atentos”, afirma.
De acordo com a juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, o intuito é esclarecer e divulgar nos bares, restaurantes e conveniências os canais de denúncias.
“Vamos colocar cartazes nos banheiros e estabelecimentos comercias para reforçar os contatos para que as pessoas possam ligar e denunciar. Muitas vezes as pessoas acabam vendo uma mulher ser vítima de violência e não sabe quais medidas devem tomar, queremos prevenir e orientar todos sobre o combate a violência”, pontua.
O empresário do restaurante Choppão parabenizou a iniciativa da secretaria da mulher e da rede de enfrentamento a violência doméstica e ressaltou a importância da ação principalmente neste momento de festa que começará começar no final de semana.
“Somos a favor e entusiastas de ações como essas, ainda mais quando se fala em violência contra a mulher, triste realidade que cresce cada vez mais. Nosso restaurante está de portas abertas para que colem esses cartazes informando os canais de denúncias e será parceiros para replicar todas as orientações recebidas na noite de hoje”, explica.
Segundo a Secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, o futebol é uma paixão nacional e misturado com álcool e frustrações pode ser uma espécie de catalisador e o homem acaba despejando sua raiva encima da mulher por meio de agressões, por isso a importância em se realizar ações como essa e pontuar que estamos atentas as todas as denúncias.
“O esporte e a paixão pelo time não podem abrir procedentes para violências contra mulheres. Para evitar que isso aconteça é importante e necessário o debate sobre o assunto, principalmente com os homens e combater diariamente atitudes machistas que possam levar para uma futura agressão e muitas vezes morte”, conclui.
Participaram da campanha, Policia Civil e Militar, Delegacia 24h, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Promotoria, Tribunal de Justiça, OAB, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
MUNDO6 dias agoIMAGENS FORTÍSSIMAS: Criança é atacada por onça em área de roça e aldeia corre contra o tempo por socorro
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoTécnico de energia solar é preso suspeito de agarrar adolescente durante visita à residência em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoAcidente grave com trike voador deixa homem com múltiplos traumatismos em Lucas do Rio Verde
-
BRASIL4 dias ago“Matar a família Bolsonaro”: vídeo com ameaças a Flávio e aliados da direita viraliza, e perfil desaparece
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoDEDM cumpre mandado em SP contra investigado por divulgar nudes de moradora de Lucas; veja vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoMulher é puxada pelos cabelos, leva tapa no rosto e sofre tentativa de enforcamento por desconhecido em rodoviária de Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoMoto furtada é recuperada após passar por negociação e pagamento de dívida de aluguel em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA4 dias agoHomem é encontrado morto com mãos amarradas e calças abaixadas em estrada de Sinop