CUIABÁ

Sugestão de Pauta: População migrante recebe equipe da Assistência Social nesta sexta-feira (16)

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, convida para a ação de atendimento voltada à população migrante nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, na sede da Pastoral do Migrante. A estimativa de público esperado para o evento é de 150 pessoas, entre adultos e crianças.

A atividade, coordenada pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, irá oferecer diversos serviços de cidadania e saúde, dentre outros, além de orientar essa população que escolheu a capital como moradia temporária ou permanente sobre seus direitos e garantias fundamentais, bem como o combate à xenofobia.

Dentro do cronograma previsto, haverá cadastramento, alteração ou recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico), sendo este a porta de entrada para acessar os benefícios concedidos pelo Governo Federal. Além disso, haverá roda de conversa sobre os serviços socioassistenciais ofertados pela Prefeitura de Cuiabá.

Parceiros do evento, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico estará no local com o programa “Sine da Gente”, oferecendo ofertas de emprego. Doações de roupas e calçados também integram a programação através do “Cabide Solidário”, onde cada abrigado poderá escolher e montar seu kit. A equipe da Secretaria da Mulher também estará no evento com entrega de absorventes e orientações direcionadas ao público feminino.

Leia Também:  Primeiro dia de festa da ‘Folia Cuiabana 2023’ foi marcado com presença maciça na Praça da Mandioca

Cortes de cabelo, aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e outras orientações serão realizadas através de parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem). Designer de sobrancelhas, revitalização de pele, massagem, exames oftalmológicos e orientações sobre a saúde da mulher também serão executadas por profissionais do CETEM, Projeto Visão e MT Mama.

O evento atende à Lei nº 6.668/2021, que prevê a execução de ações voltadas a esse público que deixou as cidades de origem em busca de sustento para suas famílias, e integra a programação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do projeto “Quero Te Conhecer Migrante”. “Estamos realizando essa programação especial voltada para o público migrante presente em Cuiabá como forma de demonstrar a preocupação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro em buscar ferramentas de valorização sociocultural das tradições dos migrantes”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá vai promover o 'Carnaval 2023' em três pontos da cidade; Confira a programação

“Quero Te Conhecer Migrante”

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, mantém ações contínuas de busca ativa da população migrante através do projeto “Quero Te Conhecer Migrante”. O projeto tem como público-alvo os estrangeiros que vieram para Cuiabá nos últimos anos, sendo a maioria formada por haitianos e venezuelanos.

As famílias encontradas passam por uma entrevista social para verificação de informações, como dados pessoais, endereço e telefone para contato, bem como se estão recebendo algum benefício social e se estão sendo atendidos junto à Casa do Migrante ou outro albergue. Por ser um momento de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, orientações sobre as principais formas de prevenção e cuidados, e principalmente sobre a importância da higienização das mãos, também são repassadas.

Para facilitar a comunicação, as famílias também recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola, sobre os Conselhos Tutelares. Além disso, elas recebem um documento com a tradução dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA