CUIABÁ
TNE iniciam em abril ciclo de formação continuada com encontros presenciais e aulas práticas
Cerca de mil Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) da rede pública municipal de educação de Cuiabá iniciam no mês de abril mais um ciclo de formação. O objetivo é capacitar os profissionais para a execução de suas atribuições, garantindo a segurança higiênico-sanitária dos alimentos, protegendo a saúde dos escolares e minimizando os prejuízos econômicos decorrentes de perdas de matérias-primas.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado salientou que a alimentação adequada é um direito inerente a todas as pessoas. Na rede pública municipal de educação o acesso regular e permanente a alimentos seguros e saudáveis, que respeitem as tradições, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes é efetivado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que atendam às necessidades nutricionais dos escolares durante a sua permanência na unidade educacional.
“É importante que as refeições oferecidas nas escolas sejam preparadas respeitando as orientações nutricionais e higiênico-sanitárias e, de forma a garantir uma alimentação saudável e saborosa, zelando pela saúde dos escolares. Neste sentido, é indispensável a realização de formação continuada para os manipuladores de alimentos como forma de melhorar o atendimento aos estudantes”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
Segundo a gestora, as formações continuadas auxiliam no aprimoramento das habilidades profissionais dos servidores e no seu desenvolvimento pessoal. “Assim, valorizamos os profissionais, uma prioridade da gestão Emanuel Pinheiro, e investimos na qualidade do atendimento dos estudantes da rede pública municipal de educação”, destacou Edilene de Souza Machado.
A responsável pela Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE) da Secretaria Municipal de Educação, Daniele Laura Morais Camargo da Silva disse que serão realizados sete encontros formativos ministrados pela equipe técnica de nutricionistas e gastrônomos da Coordenadoria.
“A programação prevê a realização de palestras, diálogos colaborativos, discussões e atividade prática de produção de alimentos, na cozinha experimental da Coordenadoria de Nutrição Escolar. A formação simulará a realidade vivenciada pelos Técnicos em Nutrição Escolar nas unidades da rede pública Municipal de Educação, com o intuito de proporcionar maior significado e um processo de aprendizagem consistente”, disse Daniele Laura.
A carga horária da formação continuada será de 16 horas com certificado ao final do ano letivo.
Programação
As palestras serão realizadas no período de 10 a 13/04, no Hotel Fazenda Mato Grosso e os cursos práticos entre os dias 18/04 à 02/06. No período de 12/06/2023 à 18/09/2023., de forma online, serão disponibilizados os vídeos para que os técnicos assistam nas unidades de ensino.
O conteúdo programático da formação teórica abrangerá a apresentação do cardápio do ano letivo 2023, legislação, apresentação e preenchimento dos instrumentos padronizados, per capita e porcionamento das preparações, boas práticas de higiene dos alimentos, rotinas dos profissionais, particularidades da introdução alimentar, importância do aleitamento materno, entre outros temas.
Serviço
Formação continuada TNE
Período: 10 a 13/04
Hora: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Cursos práticos
Período: 18/04 a 02/06
Local: Cozinha experimental da Coordenadoria de Nutrição Escolar
On-line
Período: 12/06/2023 a 18/09/2023
Local: Unidades Educacionais
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
GERAL6 dias agoVEJA O VÍDEO: Crueldade! Pai ataca filho de 4 anos em barco para se vingar da ex-mulher
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoSaiba quem é o casal que morreu em grave acidente na BR-163 entre Sorriso e Lucas do Rio Verde
-
ENTRETENIMENTO3 dias agoVEJA O VÍDEO: A amante estava no clima, o marido na mentira e a esposa entrou com a câmera
-
VÍDEOS3 dias agoVEJA O VÍDEO: Achou que era só traição, mas era reunião de família no motel
-
ENTRETENIMENTO2 dias agoVEJA O VÍDEO: Era para ser benção, mas virou barraco com direito a roupa de dormir
-
MULHER2 dias agoTentou matar o marido no trabalho, foi desarmada e morreu baleada durante luta; VEJA O VÍDEO
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoMãe de menino morto em acidente em sorriso recebe alta e vai ao velório do filho em lucas do rio verde
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoExclusivo: saiba onde suspeito preso pela DEDM de Lucas comercializava conteúdo de abuso infantil