DIAMANTINO

50 merendeiras recebem qualificação sobre nutrição escolar em Diamantino

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino (MT), por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 30 e 31 de janeiro a formação continuada em Nutrição Escolar para as merendeiras. Ao todo 50 profissionais receberam nesta quarta-feira (01.02) no auditório da secretaria, o certificado de conclusão de 25 horas do curso.

A nutricionista, Adrielly Battistella, é uma das responsáveis pela formação e compartilhou os temas abordados durante as aulas como a importância das profissionais na alimentação escolar e o impacto da alimentação no desenvolvimento e no ensino-aprendizagem do aluno.

“Abordamos junto às alunas conhecimentos técnicos sobre formação nutricional, higiene sanitária e segurança alimentar. Neste ano a rede municipal de educação atenderá crianças a partir de 02 meses de vida, então é importante capacitar essas profissionais para a execução do tipo certo de alimento para cada faixa etária atendida” destacou a professora.

Adrielly ressaltou ainda a relevância da valorização da profissão dentro das unidades escolares. 

“Falta para algumas pessoas a percepção de que essas profissionais são também educadoras nutricionais e que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Elas são, algumas vezes, o primeiro contato dos alunos com novos alimentos”, pontuou.

Também responsável pela formação, a coordenadora dos cursos de formação continuada, Marinalva Pereira Conci frisou que as capacitações seguem com afinco o propósito do plano de gestão municipal. 

Leia Também:  Prefeitura anuncia grade de shows para escolha da Rainha AgroDiamantino 2023

“Quando organizamos os cursos pensamos sempre na inclusão de todas as frentes que estão inseridas dentro da educação municipal. Trabalhamos os princípios do plano de gestão municipal, participação e processo democrático, e temos a visão voltada para a formação humana do ser”, ressaltou a coordenadora.

Jucélia da Silva Santos, merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, avaliou a formação como positiva para o aumento da qualidade dos trabalhos realizados e compartilhou dicas importantes para incentivar as crianças a comerem melhor.

“Temos casos onde a criança come determinados alimentos na escola e em casa não. Ver o colega comendo é um incentivo para a criança consumir o alimento, às vezes, em casa, o aluno come sozinho ou usando o telefone. Outro ponto que ajuda na alimentação das crianças é a forma como oferecemos o alimento, procuramos sempre conversar com a criança e entregar um prato bem preparado visualmente, balanceado e saudável” expressou. 

Anúncio

Meta alcançada

O prefeito e médico pediatra, Dr. Manoel Loureiro, participou da certificação das merendeiras e falou sobre a importância da qualificação.

“Não há nada melhor para um gestor do que conseguir executar aquilo que ele propôs para o seu município no plano de gestão, e aqui em Diamantino conseguimos. Para a educação, propusemos a formação continuada para todos os profissionais e concluímos essa meta”, partilhou o gestor.

Leia Também:  5 mitos e verdades sobre dietas

Dr. Manoel Loureiro ainda complementou ressaltando o compromisso com a aplicação do dinheiro público. “Investimentos como esse fazem com que a nossa educação melhore cada vez mais e que os índices positivos na área educacional continuem subindo. Esse é o nosso propósito enquanto gestão”. 

A secretária de Educação, Rose Carris, agradeceu as merendeiras pelo envolvimento com o curso e ressaltou a responsabilidade da secretaria na valorização dos servidores.  

“Todas tiveram ótimas participações e um bonito desempenho. Agradeço o comprometimento das merendeiras nessa formação. Trabalhamos com o propósito de atender e valorizar todos os nossos profissionais, além de garantir uma educação de qualidade para nossas crianças”, partilhou a gestora.

Formação continuada

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, já foram atendidos pelas formações continuadas os gestores, diretores e coordenadores das unidades escolares, bem como professores, motoristas, secretários, técnicos de desenvolvimento infantil (TDIs) e monitores. 

O objetivo é que os profissionais da educação municipal desenvolvam maiores competências pedagógicas e administrativas para resultados eficazes de aprendizagem e prestação de serviço para os alunos, promovendo assim uma melhoria da qualidade do ensino municipal.
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA