DIAMANTINO

Acolhimento e gestão humanizada marcam o ano de 2022 na área de Assistência Social em Diamantino

Publicado em

A área de Assistência Social em Diamantino levou diversos serviços e atendimentos à população em 2022.  A pasta também criou novos projetos e ampliou outros a fim de garantir mais melhorias na qualidade de vida das comunidades assistidas em todas as regiões da cidade. O secretário Gilson da Silva resumiu os destaques das ações realizadas na cidade. 

Logo no início do ano, a equipe enfrentou um grande desafio causado pela enchente do dia 17 de fevereiro, que deixou várias famílias desabrigadas. Os danos provocados pelo desastre exigiram respostas  por parte da administração, o que foi imediatamente providenciado.

A mobilização garantiu a arrecadação de móveis, utensílios domésticos,  limpeza, conserto e reforma de casas danificadas, alimentos e outros itens e investimentos essenciais para o recomeço das vítimas afetadas. 

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram referenciadas mais de 4.600 famílias, as quais de alguma forma são beneficiadas com os serviços. 

Mais de 650 crianças foram atendidas nos projetos sociais de fortalecimento de vínculo e inclusão social, envolvendo cursos de artes, apoio pedagógico, informática, música, capoeira, natação, artesanato, zumba e outros.

Também foram atendidas 50 gestantes  e 68 pessoas com necessidades especiais. Além disso, foram ofertadas mais de 300 oficinas de capacitação profissional para jovens e adultos e 280 famílias atendidas mensalmente com palestras particularizadas. 

Mão Solidária 

O programa Mão Solidária, edição I e II, contemplou 500 famílias em situação de vulnerabilidade social com auxílio emergencial no valor de R$ 150 mensais, durante o ano inteiro. A importância paga teve como propósito minimizar os impactos da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

Leia Também:  Brasil em Pauta discute destinação social para imóveis ociosos

Grupo Viver Legal

Anúncio

O Grupo Viver Legal, composto por cerca de 150 idodos do município, contou com uma extensa programação do calendário de eventos realizados em datas estratégicas de comemoração e conscientização. No total, foram 15 dias de atividades especiais, além das ações de rotina realizadas duas vezes por semana no centro de Diamantino e no Novo Diamantino. 

Chama da Solidariedade

O projeto Chama da Solidariedade contemplou as famílias em situação de vulnerabilidade com mais de 600 recargas de gás de cozinha e 600 cestas básicas. A ação foi realizada em parceria com o Comitê Internacional Gestor de Ações Afirmativas (TRT 23º).

Absorvendo Dignidade

O projeto Absorvendo Dignidade distribui gratuitamente cerca de aproximadamente 7 mil absorventes por mês a cerca de 500 meninas e mulheres que preenchem os requisitos. A Iniciativa, instituída pela Lei Municipal 1461/2022 promove a inclusão e proteção da saúde menstrual. 

Mutirões 

Os mutirões nas comunidades rurais levaram centenas de atendimentos, dentre eles a distribuição de alimentos, corte de cabelo, auxílio habitação, confecção de RG, confecção de carteirinha do pescador, registro de Boletim de Ocorrência, atendimento dos serviços prestados pela Assistência Social, CRAS e SINE. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foram ofertados atendimentos oftalmológicos, ontológico e com psicólogo. 

Leia Também:  Conheça a história do diamantinense Vinícius Scardua Rocha, meio-campista do Santos

Campanhas 

Diversas campanhas de conscientização levaram informação e mobilizaram a sociedade. Foram destaques os temas como Direito do Idoso, Direito da Criança e do Adolescente, Erradicação do Trabalho Infantil, Combate à Violência Contr a Mulher, Janeiro Branco, Dia da Mulher, Junho Violeta, Setembro Amarelo, Janeiro Branco, Outubro Rosa e outros. 

Natal Solidário 

Anúncio

No final do ano, a Prefeitura de Diamantino levou alimentos para a mesa de mais de 1.500 famílias. A ação encerrou as atividades da Secretaria, reforçando o compromisso da gestão de fortalecer a rede de proteção social no município, garantindo um Natal digno às pessoas assistidas. 
Parcerias

Diversas parcerias com o SENAR e SEBRAE viabilizaram a oferta de cursos como de atendimento ao cliente, associativismo e cooperativismo, produção de derivados do leite, desossa de frango, ação digital inclusiva, produção de polpas de frutas e confecção de peças íntimas. 

Também são parceiros das ações, o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Diamantino e a Ong Transformação.

Estrutura

A estrutura organizacional da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania é composta por órgãos importantes para a execução dos serviços prestados em Diamantino. Dentre os principais estão, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar, o Procon e o Sistema Nacional de Emprego – SINE e setor de Habitação. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA