DIAMANTINO

Aluna da Escola Brás Maimoni de Diamantino tem carta ilustrada publicada em livro

Publicado em

A aluna Kemily Lauany França Santiago teve uma redação, do gênero textual carta ilustrada, publicada em um livro elaborado por meio de um projeto de inclusão desenvolvido no município. A Secretaria Municipal de Educação é parceira da iniciativa cultural realizada pela Flamingo Comunicação, com patrocínio da EGEA – Águas de Diamantino.  A obra foi produzida por alunos do 4º e 5º ano das Escolas Públicas Municipais. 

O livro intitulado “Respeito e Diferenças” reúne  textos ilustrados criados por alunos 10 cidades do país, dentre elas Serra (ES), Vila Velha (ES), Diamantino (MT), Sorriso (MT), Pedra Preta (MT), Teresina (PI), Canoas (RS), Esteio (RS), Matão (SP) e Piracicaba (SP). 

Ao todo, 4 alunos de escolas públicas municipais de Diamantino tiveram seus textos publicados no livro Respeito às Diferenças, sendo que três são de unidades de ensino das comunidades rurais de Deciolandia, Bojuí e Caeté.

A temática favoreceu para os alunos ousarem na imaginação, abordando na criação do texto e desenho, assuntos do cotidiano ou da rotina escolar. Kemily escolheu escrever sobre bullying, relatando na carta, um caso de uma colega que sofre o drama de conviver com agressões na escola. 

Chama a atenção no texto, a coerência, clareza e elementos essenciais para um texto bem construído. Além disso, a autora impacta o leitor pela linguagem bem elaborada e persuasiva. “É muito importante ter respeito e dar respeito aos outros”, narrou. 

Leia Também:  Cultura em Movimento leva 40 crianças de Diamantino pela primeira vez à Arena Pantanal e ao cinema

O texto também enfatiza comportamentos que não devem ser tolerados no ambiente escolar como o preconceito e bullying. “Falando em preconceito, ele é uma coisa que não deve acontecer, o bullying é muito sério para levar na brincadeira, pois muitas pessoas sofrem com isso”, acrescentou. 

O prefeito Dr. Manoel Loureiro recebeu um livro em seu gabinete e expressou sua satisfação de ver os alunos do município se destacando em projetos importantes que incentivam práticas de leitura, escrita e que desenvolvem a aprendizagem. 

“Parabéns à Kemily, suas professoras, à Escola Brás e todos os idealizadores dessa importante iniciativa que vem agregar para fazer uma educação de qualidade no nosso município”, destacou o gestor. 

A secretária Rose Carris também manifestou sua alegria de acompanhar o resultado de uma ação que veio contribuir para os alunos avançarem em conhecimento. 

Anúncio

“Me sinto muito contente pela autoria de uma aluna nossa publicada no livro, pela nossa equipe de profissionais que abraçam projetos como esse da EGEA, que trouxe um tema tão importante para ser trabalhado nas escolas”, declarou a titular da educação. 

Leia Também:  Jovem esfaqueada em escola por colega recebe alta

Caroline França, mãe da Kemily, está orgulhosa de ver o nome da filha estampado nas páginas do livro e elogiou o projeto, afirmando que esta é uma forma eficiente de extrair das crianças o que elas podem estar sofrendo no ambiente escolar ou familiar. 

“Achei o projeto muito interessante e estou orgulhosa pelo texto dela ser um dos escolhidos. Muitas vezes as crianças não conseguem expressar seus sentimentos e escrever é um meio delas se despertarem, principalmente as que não tem coragem de falar”, avaliou.

Também acompanharam a entre do livro, as assessoras pedagógicas Ana Rose Borges, Rpsangela Ferreira de Souza e Carla Ramos, além da direotira Dirce Carris e a professora Rosangela Conci. Representando a EGEA, estava Maurício de Jesus Peixoto. 

Respeito às Diferenças

O projeto Respeito às Diferenças é uma iniciativa que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I, segundo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ao mesmo tempo propor a reflexão sobre o tema Respeito às Diferenças. Ao escolher a prática pedagógica que procura resgatar a magia e o encantamento de contar histórias por meio de cartas, motivamos a imaginação e criatividade dos estudantes.
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA