DIAMANTINO

Prefeito de Diamantino é reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte

Publicado em

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto, foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte (CISCN-MT) por mais um ano. A eleição para a diretoria do consórcio, que abrange os municípios de Nortelândia, Alto Paraguai, Diamantino e São José do Rio Claro, foi realizada na manhã desta sexta-feira (13.01).

“Nós, juntamente com a equipe, fizemos um trabalho focado em eliminar filas de espera por consultas, exames e procedimentos e cirurgias de média e alta complexidade, um olhar humano para cidadãos que aguardam atendimento desde 2017. Foram mais de 2 mil atendimentos realizados em 2022”, afirmou o gestor.

O presidente deixou claro que a meta para 2023 é continuar ampliando as especialidades e os números de consultas, além de viabilizar uma nova sede para o consórcio. “O projeto já está em andamento e prevê salas já preparadas, não só para consultas, mas também para exames”.

Dr. Manoel Loureiro informou ainda que a equipe do consórcio está sendo ampliada com a chegada de mais um TDI para ajudar cada vez mais nos trabalhos operacionais. “Nosso próximo passo é habilitar o consórcio para compra de medicamentos”, antecipou o gestor, observando que as compras ainda hoje são realizadas por meio de adesão a ata do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Cuiabá.

Ao final, Dr. Manoel Loureiro destacou a felicidade como prefeito, presidente e como médico de ver que o consórcio está sendo resolutivo para os quatro municípios de abrangência. “Os resultados nos deixam empenhados em trabalhar cada vez mais. Estou agradecido imensamente por ser reconduzido à presidência por mais um ano”.

Leia Também:  Crianças matriculadas nas escolinhas esportivas municipais terão evento especial no dia 12 de outubro

Representando São José do Rio Claro, Cleide Maria Anzil, Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico, destacou o trabalho que os municípios integrantes do consórcio vêm realizando para contemplar os usuários das redes de saúde 

“Com o consórcio garantimos o acesso dos usuários às especialidades que são difíceis de acessar por meio do PPI, que é o Programa de Pactuação Integrada do nosso estado. Estamos conseguindo contemplar alguns serviços muito esperados e vamos continuar o bom trabalho”, compartilhou.

A secretária complementou avaliando como assertiva a gestão da diretoria do consórcio no ano de 2022 e comentou sobre a reeleição. “Tudo aquilo que está dando certo, a gente precisa fortalecer para avançar. A atuação do Dr. Manoel Loureiro na presidência e da Adélia Santos na secretaria executiva foram positivas. As prefeituras através do consórcio vão avançar para atender mais especialidades e possibilitar a compra de medicamentos”.

Adelia Maria dos Santos, secretária executiva do Consórcio, entende a recondução do prefeito à presidência como resultado do trabalho realizado em 2022. “Tivemos um resultado muito satisfatório. Claro que tem muito ainda a ser feito, temos projetos a colocar em prática, e o Dr. Manoel Loureiro quer dar continuidade ao que foi feito no ano passado e ampliar ainda mais o atendimento aos munícipes.

Anúncio

Quanto à nova sede do consórcio anunciada pelo presidente, Adélia Santos entende ser de suma importância, principalmente porque há uma demanda muito grande para especialidades como neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e cardiologia.

Leia Também:  Prefeito Miguel Vaz fala sobre decisão do TJ do lockdowm em Lucas do Rio Verde ; Veja o vídeo

“Neste ano a gente conseguiu realizar muitas consultas, foram em um total de duas mil, o que deixou a gente muito feliz com o resultado. Nós queremos fazer mais para atender a população. Os municípios participantes estão satisfeitos com o consórcio e com a gestão do Dr. Manoel, e é por isso que os prefeitos já anteciparam que ele continuará o trabalho”, completou, destacando a importância de dois grandes parceiros que são a Central de regulação e o Escritório Regional de Saúde.

Jacildo de Siqueira Pinho que faz parte do Conselho Municipal de Saúde representando o Conselho Municipal de Turismo, esteve presente na eleição. 

“Nós, conselheiros, observamos quais são as especialidades que estão sendo oferecidas no consórcio e quais são as solicitadas pelo município. Acompanhamos o atendimento dos pacientes, trabalhamos com o controle social, fazendo uma avaliação do que a gestão municipal está realizando e qual a contrapartida que o Estado está dando para o desenvolvimento dessas ações”, observou.

Jacildo Pinho entende como extremamente importante o trabalho do Conselho Fiscal, porque são recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em questão, e uma das funções preponderantes do Conselho Municipal de saúde é estar fazendo essa avaliação de como estão sendo aplicados esses recursos do SUS.
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA