DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino e PM discutem retorno do Proerd nas escolas

Publicado em

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi tema debatido em uma reunião na Prefeitura de Diamantino com representantes da Polícia Militar, da Câmara Municipal e da Diretoria Regional de Educação de Diamantino (DRE-MT).

De acordo com a PM, a proposta é contribuir de forma efetiva, dentro das escolas municipais e estaduais, com medidas preventivas ao uso de drogas, afastando as crianças e adolescentes da criminalidade. Além disso, o PROERD também aborda temas como combate ao abuso sexual, pressão em ambiente escolar, ética e valores.

A secretaria municipal de educação informou que inicialmente o projeto tem como foco as turmas de 1º, 2º, 3º e 4º ano das escolas municipais Maria Euzébia Ferreira na Bojuí e Prefeito João Batista de Almeida, no bairro Jardim Alvorada no Novo Diamantino. No total serão atendidas 14 turmas e 265 alunos.

As aulas do 1º e 2º ano são marcadas por 10 encontros, uma vez por semana. Já as aulas do 3º e 4º anos totalizam 6 encontros, também uma vez na semana. Após a aplicação do programa nas escolas selecionadas, outras unidades de ensino também serão contempladas. 

O 1º tenente e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo Ângelo, destacou o trabalho de proteção que é desenvolvido no projeto e o impacto das atividades para conscientização das crianças e adolescentes.

Leia Também:  Prefeito protocola pedidos de construção de escolas e creches para Rondonópolis

“O PROERD ensina as crianças a se afastarem de situações de risco e vulnerabilidade em que esteja ocorrendo o consumo de drogas ou incentivo a violência. Os trabalhos as instrui a se posicionarem contra esse comportamentos e dizerem não. Formamos nossas crianças para serem adultos seguros, responsáveis e éticos”, compartilhou o tenente.

A tenente-coronel Cláudia Regina Soares reforçou a importância social de trabalhar dentro das escolas a prevenção primária. “Os projetos da PM com a juventude vêm com o objetivo de evitar que eles entrem na vida de crime e que contribuam e sintam-se pertencentes na sociedade”, frisou.

Rose Carris, secretária de Educação, reiterou o compromisso da pasta com a segurança social e como isso está ligado ao desenvolvimento das crianças. 

“Queremos trabalhar a prevenção e o combate ao uso de drogas com nossas crianças e adolescentes de Diamantino. Queremos que os pais sintam segurança e satisfação ao enviar seu filho para a escola. O projeto veio para contribuir com a aprendizagem em sala de aula, com a formação cidadã e também com o desenvolvimento ético dos nossos pequenos”, pontuou a gestora.

Anúncio

A secretária ainda expressou os agradecimentos à Polícia Militar pela parceria no projeto. “Para nós educadores é uma grande ajuda, ter mais uma equipe mediando temas tão importantes com a juventude. Tenho certeza que o programa terá grande eficácia nas escolas e para as famílias”, ressaltou.

Leia Também:  Diamantino é o 1° município de Mato Grosso a realizar Implante Hormonal gratuito

Luiz Henrique Dutra, diretor regional de educação de Diamantino informou que as escolas estaduais do município também participarão do programa e que se reunirá com os diretores escolares para organização do calendário. A expectativa é que do 1° ao 4° ano cerca de 370 alunos participem.

A vereadora Michele Carrasco ressaltou que a iniciativa vem sendo estudada desde o ano passado e destacou a importância de levar o projeto a todas as unidades escolares do município. 

“Estamos organizando o projeto com os gestores estaduais e municipais de educação, um passo muito importante para o desenvolvimento pleno das nossas crianças. O objetivo é iniciar atendendo os bairros vulneráveis, mas contemplar todo o município”, compartilhou a parlamentar

Participaram da reunião a assessora de projetos da secretaria de educação, Carla Adriana Rossi; a coordenadora de educação do campo, Ana Rose Augusto; a diretora da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, Maria do Carmo Queiroz Wirgues e a diretora da Escola Municipal Décio Furigo em Deciolândia, Ana Paula Zanini.
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA