DIAMANTINO

Projeto oftalmológico “Olho Vivo” atende mais 131 crianças em Diamantino

Publicado em

Mais 131 crianças, agora de 8 a 15 anos, passaram pelas consultas oftalmológicas gratuitas e receberam óculos de grau, por meio do projeto Olho Vivo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino (MT). Os atendimentos ocorreram nos dias 07 e 08 de fevereiro na Central de Regulação durante um dia inteiro de ação.

Os pequenos passaram por exames que possibilitam saber mais sobre sua saúde ocular, como o de acuidade visual, auto refração e tonometria. Esse atendimento ocorreu após uma triagem realizada por profissionais da saúde, nas escolas municipais, ocasião em que foram identificados cerca de 340 alunos com alguma dificuldade na visão.

Após o atendimento com o médico, os pacientes foram encaminhados para a escolha dos óculos. As crianças tiveram à disposição uma variedade de modelos, podendo escolher o de sua preferência e solicitar os ajustes necessários no local da consulta.

De acordo com a Central de Regulação, os atendimentos iniciaram em dezembro de 2022, quando cerca de 100 crianças entre 04 e 08 anos passaram pelas consultas. No total 30 óculos foram entregues. 

Leia Também:  Alunas de Diamantino vencem Projeto MPT na Escola; melhor desenho concorrerá etapa nacional

Desta vez, após as 131 consultas, cerca de 100 óculos serão entregues no dia 24 de fevereiro às crianças que precisam de correção nos olhos.

Dr. Bernardo T. Santos, médico oftalmologista, explicou a importância dos pais levarem as crianças e os adolescentes nas consultas para acompanhamento da saúde da visão. 

“A consulta ajuda no diagnóstico precoce de dificuldades na visão das crianças, que muitas vezes prejudica no desenvolvimento escolar e também no dia a dia. Quanto mais cedo iniciar o tratamento com o óculos, melhor é para a evolução da criança, evitando até que a dificuldade aumente com o tempo”, ressaltou.

A moradora de Deciolândia, Joana Paixão, de 28 anos, é mãe da Maria Fernanda Paixão de 10 anos e comentou sobre amparo que o projeto dá às famílias diamantinenses. 

“Essa iniciativa me deu um alívio grande, cheguei a comentar com o meu esposo que precisaríamos fazer uma vaquinha com toda a família para pagar a consulta e o óculos da Maria. Ela sente dor de cabeça, reclama da vista embaçada e coça muito os olhos. Esse projeto não ajudou somente a mim, mas a muitas famílias que também precisavam de ajuda. É uma maravilha para a cidade” destacou a mãe

Anúncio

Já a pequena Maria Fernanda, aluna da escola Maria Euzébia Ferreira, avaliou sua primeira consulta oftalmológica.

Leia Também:  Secretária de Turismo destaca sucesso do projeto Rua do Rasqueado, resgate histórico e valorização da cultura cuiabana

“Foi minha primeira vez cuidando dos olhos, fiquei com o olho bem aberto. Estou muito feliz e quando eu receber o óculos sei que minha visão vai ficar melhor”, comentou.

PROJETO OLHO VIVO

O projeto “Olho Vivo” tem o objetivo de identificar e acompanhar as alterações na acuidade visual da população de 04 a 15 anos do município. Crianças e adolescentes serão atendidos com consultas para diagnóstico precoce de eventuais doenças da visão e encaminhadas para tratamento adequado. O município também ofertará gratuitamente os óculos em caso de necessidade dos pacientes. 
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA