POLUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Empresa de Sorriso é multada em R$ 2 milhões por fumaça tóxica provocada por incêndio

Cerca de 780 toneladas de defensivos pegaram fogo em galpão da empresa Luft Logistics Ltda no começo do mês

Publicado em

A empresa Luft Logistics Ltda, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), foi multada em R$ 2 milhões pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), depois de ser constatada poluição em níveis que resultam em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais, além de destruição significativa da biodiversidade.

 

 

A Sema notificou a empresa transportadora de produtos agrícolas no dia 13 de outubro, pedindo para apresentar quais produtos e volumes que estavam armazenados no depósito incendiado no dia 8 do mesmo mês.

 

 

Foram queimados no incêndio, que atingiu metade do depósito com uma área total de 8.400 m², aproximadamente 984 toneladas de sementes e 780 toneladas de defensivos. Os produtos estavam armazenados no interior do depósito, nas docas de carga e descarga e no pátio do empreendimento. A equipe da Sema constatou a morte de oito peixes das espécies tilápia e traíra no barramento próximo à empresa e de duas cobras no meio do efluente.

Leia Também:  Homem pula em valão para resgatar celular, e ‘pescaria’ no esgoto dura três horas; vídeo

 

 

Anúncio

Além do Auto de Infração, com a autuação à empresa, foi lavrada a notificação solicitando que o responsável realize: investigação confirmatória do local nas áreas suspeitas de contaminação; amostragem de solo e água subterrânea; amostragem da água coletada do curso de água localizado a jusante do empreendimento; amostragem de qualidade do ar.

 

 

Também foi solicitado que a empresa execute o Plano de Recuperação de Área de Preservação Permanente Degradada da nascente atingida pelo derramamento, onde houve a remoção de vegetação e solo contaminado, assim como a amostragem de águas subterrâneas dos poços utilizados para dessedentação de animais e abastecimento humano, localizados no entorno do empreendimento.

 

 

Diques de contenção foram construídos pela empresa para evitar que o efluente contaminado atingisse o afluente do rio Teles Pires. O efluente foi bombeado para um tanque pulmão construído para receber estes resíduos e encaminhado para destinação final, assim como a terra contaminada, que foi acondicionada em caçambas.

 

 

Nesta semana, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) instaurou Notícia do Fato (NF) para apurar os possíveis danos à saúde dos funcionários da empresa Luft Logistics Agribusiness, depois do incêndio na empresa no dia 8 de outubro.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA