FALTOU A FACULDADE

Suposto líder do Crime organizado pagou R$ 20 mil a diretor de Cadeia para fazer serviços extramuro; benefício nunca foi usufruído

Publicado em

Investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) apontam que Janderson Dos Santos Lopes – o Cowboy – pagou R$ 20 mil ao diretor da Cadeia Pública de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), Valdeir Zelis Dos Santos, para ter direito ao trabalho extramuro. No entanto, o homem, que é suspeito de ser o líder de um grupo criminoso destinado a crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, nunca usufruiu do benefício.

 As informações constam na decisão que autorizou a Operação La Catedral, deflagrada no dia 7 de maio. Janderson foi alvo de mandado de prisão enquanto Valdeir de busca e apreensão. A investigação apura os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de capitais e facilitação de saída de pessoa presa para atividades ilegais.

Além do serviço extramuro, ele foi autorizado a frequentar faculdade, mas durante o período em que os agentes de segurança pública realizaram seu monitoramento, o detento não compareceu ao trabalho externo, tampouco às aulas. O curso não foi informado.

Leia Também:  Comarca de Campinápolis está atendendo em regime de teletrabalho


No relatório da investigação, retirado de um dos dias de monitoramento de Cowboy, foi desvendado que após sua saída da Cadeia Pública, por volta das 4 horas, em veículo próprio, teria se deslocado até uma garagem, depois em unidades bancárias, em sua própria empresa de materiais de construção e no barracão onde ficam alocados seus caminhões.

Posteriormente, foi até sua chácara no município de Poxoréu (240 km de Cuiabá), na chácara do diretor da unidade prisional deste município, dentre outros imóveis rurais fora desta cidade.

Além disso, os investigadores identificaram um encontro entre Janderson e Valdeir, conversando na parte externa da garagem de veículos supracitada. Na oportunidade, Valdeir chegou ao local conduzindo uma caminhonete S-10, cor preta, e saiu de lá na direção de caminhonete VW Amarok, cor preta, retornando, posteriormente, para realizar a troca dos automóveis.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA