CIDADES
Funcionário com Covid-19 é demitido após ir ao supermercado onde trabalhava para fazer compras durante o isolamento em MT
O funcionário de um supermercado que estava com Covid-19 foi demitido por justa causa, após ir ao local de trabalho, em Cuiabá, durante o período de isolamento para fazer compras. O empregado entrou na Justiça para tentar reverter a situação, mas a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) manteve a justa causa em decisão nessa quinta-feira (2).
Conforme o processo, o funcionário argumentou que precisou ir ao estabelecimento para comprar pão e produtos de subsistência e que já estava no 14º dia da infecção, não mais transmitindo o vírus.
O caso foi inicialmente julgado pelo juiz Aguinaldo Locatelli, da 2ª Vara do Trabalho de Cuiabá. O magistrado considerou que o fato do trabalhador ter ido ao local de trabalho durante o período de licença médica expôs colegas de trabalho e clientes da loja a risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A atitude se encaixa na conduta de mau procedimento, passível de punição com justa causa.
O trabalhador, então, recorreu ao TRT contra a sentença. O caso foi reanalisado pela 1ª Turma, mas a decisão foi no mesmo sentido.
Segundo o juiz Wanderley Piano, o atestado médico comprova que o empregado deveria permanecer afastado por cinco dias do serviço. No entanto, ele compareceu no local de trabalho, mesmo que para fazer compras, antes do fim desse prazo.
“Entendo que a atuação do autor de expor a risco de contaminação ao coronavírus outras pessoas do seu local de trabalho (…) configura o mau procedimento do empregado a justificar a dispensa por justa causa”, registrou em seu voto.
A 1ª Turma rejeitou o argumento do trabalhador de que ele precisou ir ao supermercado para de comprar produtos para sua subsistência. Isso porque o homem se deslocou cerca de 11 quilômetros até o local, enquanto havia estabelecimento mais próximo de sua casa.
Além disso, o próprio funcionário afirmou que era casado e que a mulher dele, na ocasião, não estava mais infectada. Assim, ela poderia ter feito as compras, segundo o relator.
A decisão também destaca a informação da empresa de que conta com o serviço de entregas por delivery, que poderia ter sido utilizado pelo empregado.
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoJogo termina em pancadaria e sete expulsos em Lucas do Rio Verde; VEJA VÍDEO
-
MUNDO4 dias agoIMAGENS FORTÍSSIMAS: Criança é atacada por onça em área de roça e aldeia corre contra o tempo por socorro
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoAcidente grave com trike voador deixa homem com múltiplos traumatismos em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoMorador de Lucas tenta se cadastrar na 99 e descobre conta com seus dados e mais de mil corridas
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoDEDM cumpre mandado em SP contra investigado por divulgar nudes de moradora de Lucas; veja vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoTécnico de energia solar é preso suspeito de agarrar adolescente durante visita à residência em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoMulher é puxada pelos cabelos, leva tapa no rosto e sofre tentativa de enforcamento por desconhecido em rodoviária de Lucas do Rio Verde
-
BRASIL2 dias ago“Matar a família Bolsonaro”: vídeo com ameaças a Flávio e aliados da direita viraliza, e perfil desaparece