Search
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Publicado em

mes-da-mulher-e-marcado-por-acoes-de-combate-a-violencia-domestica

 (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Fechando as ações do Mês da Mulher, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde organizou uma programação extensa para propagar os tipos de violência doméstica e os canais de denúncia.

Para fechar os trabalhos, na quarta-feira (27), por meio dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), territórios I e II, foram organizadas rodas de conversas com mulheres em acompanhamento dos serviços. A programação sob o tema Dia D – Assistência Social no Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e efetuada em Lucas do Rio Verde.

“Foram ações intensas para informar o mal que é a violência doméstica e dar voz a essas mulheres que já passaram por isso. A ação da Setasc vem somar com as nossas, para concluir o mês temático”, acrescentou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Março iniciou com dois grandes encontros, o “Momento Mulher”, que reuniu mulheres servidoras públicas e da sociedade para se divertirem, confraternizarem, visando trabalhar a autoestima.

O Núcleo de Violência Doméstica realizou, no dia 11 de março, no auditório do Paço Municipal, uma palestra com a delegada de polícia do Estado de Mato Grosso, drª Juda Marcondes, que abordou o tema “Violência Doméstica Contra a Mulher: Feminicídio e os Fatores de Risco e Violência Psicológica”. 

Leia Também:  Lucas do Rio Verde é campeã na categoria educação no Prêmio Band Cidades Excelentes

Uma parceria entre a senadora Margareth Buzzetti, secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro, presidente da Câmara de Municipal, vereadora Sandra Barzotto, resultou na Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) – “Você não está sozinha – Debatendo o combate à violência doméstica”, com participação de autoridades nacionais e estaduais, entre elas, a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Senado.

As comunidades de São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara receberam palestras pela equipe volante do Cras sobre a invisibilidade do trabalho doméstico e a sobrecarga no cuidado com os filhos.

O Projeto Precisamos Falar – rodas de conversas promovidas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou 15 encontros, sendo 3 momentos com os homens do Paço Municipal. O objetivo é falar sobre violência doméstica somente com homens.

Reuniões com mulheres em bairros e determinados grupos da sociedade também foram organizados, com objetivo de criar um espaço intimista para abordar o assunto.

Anúncio

Um encontro com mulheres servidoras públicas foi realizado pelo Espaço V.i.d.a.s (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores), no dia 28 de março, com palestra e roda de conversa para debater o tema “O papel único da mulher e seus riscos”. Na ocasião, psicólogas que atendem no Espaço V.i.d.a.s promoveram o momento.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre seletivo para contratação de Professor e Monitor

Organizado pela Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, o projeto Papo de Homem pra Homem foi realizado neste dia 28, pela manhã, no Pátio de Obras da Prefeitura para os homens servidores públicos, com o intuito de conscientizar e mitigar a ignorância sobre a Lei Maria da Penha e sensibilizar o público masculino.

“E fica um alerta para que possamos realizar esses momentos todos os anos e com ações que tragam a conscientização da nossa sociedade, da importância do tema, de nos unirmos realmente. Homens e mulheres, unidos para conseguirmos realmente combater esta violência doméstica que atinge tantas pessoas, principalmente as nossas crianças, mulheres e crianças”, concluiu a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

Urgente: Mulher é espanc4da pelo ex-mar1do em Lucas do Rio Verde; agress0r foge e não é localizado

Publicados

sobre

Uma mulher de 28 anos foi vítima de violência doméstica nas primeiras horas deste sábado (27) em Lucas do Rio Verde, localizado a 334 km de Cuiabá. O agressor, seu ex-marido de 35 anos, invadiu sua residência e a espancou antes de fugir, deixando-a ferida.

 

De acordo com o relato da vítima à Polícia Militar, ela está separada do agressor e foi surpreendida por ele em sua casa, onde foi agredida com um soco no rosto. Após o ataque, o suspeito evadiu-se do local. Apesar das buscas realizadas pela PM na região, o agressor não foi encontrado.

 

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e encaminhado à Polícia Civil para as devidas providências.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ensino Municipal de Lucas do Rio Verde recebe moção de aplausos por maior nota no Ideb
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA