A CADA DUAS HORAS

MT Registra Atos Infracionais Cometidos por Crianças e Adolescentes

Publicado em

 

A cada duas horas, um adolescente comete um ato infracional em Mato Grosso, revelam dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Apesar da frequência preocupante, apenas 148 jovens estão internados nas oito unidades existentes no Estado, ocupando 70% das vagas disponíveis, que totalizam 210.

O tráfico de drogas desponta como o ato infracional mais frequente entre adolescentes de 12 a 17 anos. Já para menores de 11 anos, o furto é a principal infração.

 

A internação geralmente é aplicada em casos de atos infracionais graves, como homicídios e latrocínios, e pode perdurar até três anos. No entanto, para casos menos graves, como o de Luiz Miguel (nome fictício), de 16 anos, a medida pode se resumir a uma advertência.

 

Luiz, o mais jovem de cinco irmãos, relata que a família nunca enfrentou dificuldades financeiras e que se envolveu em um ato infracional por influência negativa. Atraído por um amigo, ele se envolveu com uma quadrilha online e cometeu o ato. Luiz explica que comprou R$ 1 mil em notas falsas por R$ 200.

Leia Também:  PC fecha açougue e apreende quase 1 tonelada de carne podre em MT

 

A descoberta do crime ocorreu quando a encomenda com as notas falsas chegou, seguida pela visita da Polícia Federal à porta da casa de Luiz. Após ser retirado da escola, ele e seu amigo foram interrogados e passaram algumas horas em celas como uma “lição”. “Acho que fiz pela emoção.

Anúncio

 

Eu não fiquei com a consciência pesada, até porque eu não repassei a encomenda para ninguém. Vem a nota falsa e nisso você tem que ter o trabalho de ir em algum comércio e ir trocando as notas, pegando verdadeiras. Eu só comprei pela adrenalina”, relata o adolescente.

 

Apesar de ter recebido apenas uma advertência, ele relata ser amigo de um rapaz apreendido por estelionato. “Ele fala que ele estava ficando louco de ficar lá um mês, ele não estava aguentando. Um mês é muito tempo”.

 

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA