ECONOMIA

Gabriel Galípolo é confirmado como secretário do Ministério da Fazenda

Publicado em

Gabriel Galípolo, secretário do ministério da Fazenda escolhido por Fernando Haddad
Divulgação
Gabriel Galípolo, secretário do ministério da Fazenda escolhido por Fernando Haddad

O economista Gabriel Galípolo foi confirmado nesta terça-feira (13) como o secretário-executivo do Ministério da Fazenda do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liderado por Fernando Haddad (PT). O economista, promessa como conciliação entre o mercado e a futura gestão, terá o segundo cargo mais importante da pasta.

A informação foi confirmada pelo Portal iG pela assessoria de imprensa do futuro ministro da Fazenda. Nesta terça, Haddad se reuniu com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes e com membros do Banco Central

Galípolo tem 39 anos, e foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021. É formado em ciências econômicas e fez mestrado em Economia Política pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde também já foi professor. 

O escolhido por Haddad já trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento de José Serra. Gabriel também faz parte de dois conselhos da Fiesp.

Aloizo Mercadante, anunciado como presidente do BNDES por Lula nesta terça-feira (13) , possui uma relação próxima ao economista. Em 2010, Galípolo colaborou com o ex-ministro para sua campanha ao governo do estado de São Paulo.

Galípolo fez parte da equipe de campanha do presidente eleito. Já no grupo de transição, o economista fez parte dos trabalhos sobre Infraestrutura.

O futuro secretário-executivo do Ministério da Fazenda é crítico do teto de gastos, afirmando que “uma regra fiscal que funciona por excepcionalidades o tempo todo é uma regra que já não existe”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Anúncio

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA